O artigo em questão faz parte de uma tese em desenvolvimento. A proposta de implementação da Consultoria Colaborativa baseia-se nas orientações das políticas públicas e legislação que envolvem os estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação (AHSD) e os estudos de Capellini e Zerbato (2019), destacando-a como uma abordagem promissora para apoiar os educadores na identificação e no atendimento às necessidades desses alunos. Os objetivos da pesquisa são: 1. implementar a Consultoria Colaborativa em um município do interior paulista;e 2. analisar a participação dos docentes e dos discentes nas atividades de enriquecimento. Estudos científicos realizados por décadas, especialmente o constructo internacional baseado em pesquisas empíricas, em que se destaca Joseph Renzulli (1986, 2005, 2016, 2018). Os participantes da pesquisa incluem a professora de Educação Especial (pesquisadora), um diretor, um coordenador, três professores da rede regular de ensino e seus respectivos alunos. A metodologia adotada é quali-quantitativa, com delineamento quase-experimental. As análises dos resultados estão divididas em três etapas, sendo realizadas de forma descritiva. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários contendo perguntas abertas e fechadas, utilizando o formato Likert, os quais foram aplicados por meio do Google Forms, mapeamento de interesses e estilos de aprendizagem. Os resultados parciais evidenciam o interesse e a motivação na implementação da Consultoria Colaborativa por meio da equipe gestora e professores, assim como o envolvimento dos alunos em atividades de enriquecimento. Contudo, foram identificados desafios, como a falta de formação continuada no município onde a pesquisa foi conduzida. As considerações finais enfatizam a importância da capacitação contínua dos trabalhadores da educação, da parceria entre os profissionais da Educação Especial e da sala de aula regular, e apontam para a necessidade de novas pesquisas visando promover uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos, especialmente os com AHSD.