O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um tema de crescente interesse na contemporaneidade. Tradicionalmente, mesmo no contexto escolar, a abordagem ao fenômeno tem sido pautada, principalmente, por uma concepção monolítica fundamentada pelo modelo médico. No compromisso de ampliar o debate, o presente estudo objetivou refletir sobre autismo e inclusão com base no diálogo entre os pressupostos teórico-metodológicos do Modelo Social da Deficiência, da Neurodiversidade e dos Estudos Interseccionais. Para tanto, foi desenvolvido um estudo bibliográfico de artigos científicos e livros nacionais e internacionais, da área da Educação, Psicologia e Sociologia, publicados entre os anos de 2020 a 2024. Os principais resultados indicaram que é necessário reposicionarmos saberes e práticas no contexto da inclusão visando a efetivação desse direito incondicional, inalienável e intrasferível. Ademais, precisamos assumir que os sujeitos autistas são pessoas que possuem uma ampla gama de habilidades e desafios, incluindo características sociais e cognitivas, singularidades na interação social, comunicação verbal e não verbal, comportamentos e interesses estereotipados, e respostas únicas a uma série de experiências sensoriais, mas que os maiores desafios que enfrentam se encontram arraigados nas barreiras e obstáculos no contexto da acessibilidade. A crítica aos processos de padronização e uniformização enfrentados pelas pessoas com deficiência, a valorização da diversidade humana, da singularidade e da intersecção dessa experiência, bem como a defesa do direito à participação nas várias esferas da vida emergiram como aspectos significativos. Uma das principais contribuições dos estudos interseccionais é a ampliação do escopo da pesquisa e da prática clínica, reconhecendo que as necessidades das pessoas com deficiência são diversas e multifacetadas. Assim, tais perspectivas têm contribuído para a construção de compreensões mais holísticas sobre o autismo e inclusão ao considerar as complexas interações entre diversas dimensões da identidade e da experiência humana, mediadas pelas condições concretas da vida.