O presente artigo tem como objetivo discutir sobre a importância do intérprete de libras nas salas de aula das séries finais do ensino fundamental. Diante disso, delineia-se a seguinte questão de pesquisa: Qual é a relevância do intérprete de libras no que concerne ao processo de ensino aprendizagem do discente surdo na etapa dos anos finais do Ensino Fundamental? Metodologicamente, o presente estudo caracteriza-se por ser uma revisão de literatura de cunho bibliográfico e sua abordagem é qualitativa, tendo como referências pesquisas oriundas da literatura científica, nos formatos de artigos, livros, etc., cujas bases pesquisadas foram o Google Acadêmico e o Scielo. O aporte teórico deste estudo respaldou-se em autores como Müller (2007), Freire (2008), Santos (2012), Anna (2011), dentre outros teóricos que versam sobre o referido tema. Assim, percebeu-se que o intérprete de Libras desempenha um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem do aluno com deficiência auditiva, pois ele atua como um facilitador na comunicação entre este educando e os demais colegas e professores, pois ao traduzir as informações transmitidas oralmente para a língua de sinais, o intérprete possibilita que o aluno surdo tenha acesso completo ao conteúdo educacional, garantindo sua participação ativa nas atividades escolares. Portanto, este profissional contribui para a inclusão social do aluno, ao permitir a sua integração plena na comunidade escolar e no ambiente de aprendizagem, desempenhando uma função fundamental na garantia do direito à educação inclusiva e de qualidade para os alunos com deficiência auditiva.