Este trabalho apresenta a proposição de um Curso de Graduação em Licenciatura em Educação de Pessoas com Deficiência Visual, tomando a Pedagogia Crítico Libertadora de Paulo Freire como norteadora e a Educação em Direitos Humanos como eixo articulador do curso. Estruturado em cinco eixos - Fundamentos da Educação, Educação Especial com foco na Deficiência Visual, Estágio Supervisionado, Trabalho de Conclusão de Curso e Disciplinas Optativas - esta proposta está comprometida em consolidar a interrelação teoria e prática no processo de formação docente, com a participação cidadã e o combate a todas as formas de violação dos Direitos Humanos. Empenhada em formar professores comprometidos com uma formação humana, transformadora, emancipatória e integral, e respeitando as necessidades específicas e incentivando as potencialidades dos alunos com Deficiência Visual, o curso justifica-se pela complexidade que se revela na aprendizagem dessas pessoas e pelos impactos e implicações funcionais ocasionados por essa deficiência. Sua relevância pauta-se numa proposição precursora no cenário educacional brasileiro e no preenchimento de importante lacuna da formação de professores, uma vez que não há curso em nível superior direcionado exclusivamente à formação docente que focalize o atendimento às necessidades educativas específicas do aluno com Deficiência Visual. Essa proposta resultou de uma pesquisa que investigou o conceito de Tecnologia Assistiva presente nos Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos de Nível Médio ofertados pelo Instituto Benjamin Constant. Estes projetos foram analisados em seu conteúdo e os achados mostraram não apenas que o conceito de Tecnologia Assistiva se restringia especialmente a recurso, como também que a formação oferecida naqueles cursos era generalista e insuficiente para o atendimento das particularidades do público-alvo atendido, gerando prejuízos no processo de aprendizagem dos alunos com Deficiência Visual.