Este artigo discute o impacto da norma como um princípio organizador das relações de poder na sociedade contemporânea, especificamente no que diz respeito à percepção da expressão corporal de crianças com espectro autista nos espaços sociais. O objetivo central do estudo é compreender como essa percepção, que é influenciada pela norma, afeta diretamente a vida cotidiana dessas crianças. Trata-se de um estudo que toma como base o conceito foucaultiano de norma. Para este estudo, utilizou-se metodologia de pesquisa do tipo qualitativa, com emprego de análise descritiva. Os resultados evidenciam que a expressão corporal das crianças com espectro autista desafia as normas sociais estabelecidas e abre espaço para um campo de resistência e redefinição. Além disso, apontam para a urgência de promover conscientização e educação no que se refere ao espectro autista, visando uma compreensão ampla da neurodiversidade. Destaca-se, assim, a importância de reconhecer e respeitar a singularidade desse público, transpor as barreiras impostas pelas normas sociais e fomentar uma reflexão sobre como tornar a sociedade mais acolhedora e inclusiva para todos os seus membros, independente das dificuldades e potencialidades de cada um, e dessa maneira, promover também mudanças significativas na participação das crianças com espectro autista nos diversos espaços da sociedade.