Muitas fragilidades persistem nas práticas adotadas por docentes e uma das possíveis alternativas para superar essa realidade é a criação e aplicação de recursos didáticos nas aulas. O uso de recursos didáticos para alunos com deficiência visual ou videntes em sala de aula é uma ferramenta preciosa para os discentes, como meios facilitadores de compreensão de conteúdos abordados, não só na aprendizagem, como também na melhoria significativa da interação entre professor-aluno e aluno-aluno. O ato de ensinar se tornou mais desafiador, principalmente, após o período pandêmico, pois trouxe muitas consequências para a Sociedade que agravaram os problemas já existentes no país, sendo a área educacional uma das mais impactadas, já que o modelo presencial de ensino teve que ser substituído de maneira rápida e sem planejamento para o modelo remoto e, deste modo, ocasionou uma forte mudança no ambiente escolar. Constatou-se como resultados que a utilização de recursos didáticos em sala de aula é uma das maneiras que contribui e melhora significativamente no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem por conseguir prender/deter a atenção do discente que a cada dia que passa está mais disperso e sem motivação para estudar. Sendo inúmeras as possibilidades que os recursos didáticos podem oferecer, tais como: o desenvolvimento da capacidade de observação, a interação ser bastante favorecida, condução a uma aprendizagem por descoberta e propicia a interdisciplinaridade onde os alunos desenvolvem competências autodidatas e além do mais, possibilita um número ilimitado de repetições, facilita bastante o processo de inclusão entre os alunos videntes e não videntes, dentre outras.