O presente estudo é resultado das discussões empreendidas durante a disciplina Tópicos Especiais em Teoria da Literatura: autoria de mulheres nas dramaturgias brasileira e portuguesa contemporâneas,cursada no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da UniversidadeEstadual da Paraíba (PPGLI/UEPB). O trabalho apresenta uma análise acerca de obras literárias que tematizam o mito dos amores de D. Pedro e D. Inês de Castro mediante a autoria brasileira de obras direcionadas ao público infantil. Para o corpus do trabalho, selecionamos dois cordéis inesianos, a saber:o cordel dramatúrgico Almas Livres (ALMEIDA, 2022), que integra a coletânea luso-brasileira Inês&Nós: Trinta e Uma Novas Histórias de Inês de Castro (ANDRADE et al., 2022), e o cordel ilustrado A história de Inês de Castro ou a dama lourinha que, depois de morta, virou rainha (SOMBRA, 2011). O objetivo foi propor uma leitura de aspectos trágicos e mágicos na jornada da figura histórico-mítica de Inês de Castro, tendo como ponto de partida as ideias de Prado (1970) no tocante à análise de personagens. Esse estudo também congrega discussões pertinentes acerca da história, lenda e mito da rainha post mortem de Portugal do século XIV, pelo que autores como Gil (1975), Osakabe (1998), Jacoto (2008), Toledo (2008), Almeida, Andrade e Barros (2021) compreendem o corpus teórico do trabalho.