O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a importância do uso de recursos didáticos adaptados e tecnológicos de tecnologia assistiva tendo em vista a melhoria da qualidade da educação voltada para pessoas com deficiência. Os objetivos específicos deste trabalho são os seguintes: apresentar um breve histórico da educação inclusiva; conceituar acessibilidade e mostrar sua relação com a inclusão escolar; destacar a importância dos recursos didáticos e tecnológicos para a educação das pessoas com deficiência. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Para tanto, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e documental. Como aporte teórico foram consultados autores tais como: Lima (2006), Mazzotta (2011), Jannuzzi (2012), Mantoan (2003), Voivodic (2004) Sartoretto & Bersch (2023) e os seguintes documentos legais: CF de 1988, LDB nº 9.394/1996, Resolução CNE/CEB nº. 02/2021, o Decreto nº. 7.611/2011, Lei nº. 10.172/2001, Lei nº 13.005/2014 e a Lei nº 13.146/2015 dentre outros. Os resultados mostram que para o trabalho com pessoas com deficiência o uso de recursos didáticos adaptados e de tecnologia assistiva podem viabilizar e facilitar a aprendizagem deste público que já tem a garantia de direitos à educação escolar, mas precisa, na maioria dos casos, que essa garantia se efetive na prática, no cotidiano das escolas que promovem a inclusão escolar.