Este estudo investiga a inclusão e inovação mediadas pela ludicidade no projeto LALUPE, que integra ensino, pesquisa e extensão em práticas educativas. Situado na Universidade Estadual de Ponta Grossa, o LALUPE é também um laboratório lúdico pedagógico, onde futuros profissionais experienciam o aprendizado e a pesquisa, focando na ludicidade e inclusão. O projeto busca aprimorar a formação de futuros professores e desenvolver estratégias para melhorar a aprendizagem dos alunos da educação básica, promovendo interdisciplinaridade e inclusão social. Utilizando a metodologia de pesquisa-ação, o LALUPE implementa iniciativas, incluindo o desenvolvimento de plataformas digitais, jogos educativos, oficinas midiáticas e sistemas de gestão pedagógica. Estas são projetadas para integrar tecnologia e inovação na prática pedagógica. O impacto do LALUPE é evidente na melhoria da formação de professores e acadêmicos e no aprimoramento das práticas educativas, promovendo uma educação mais inclusiva e engajadora. Este estudo confirma a eficácia das abordagens lúdicas e colaborativas na educação, indicando o potencial significativo dessas estratégias na formação de professores e no desenvolvimento educacional dos alunos. Os resultados destacam a importância de práticas inovadoras na educação, sugerindo que a ludicidade e a inclusão podem ser integradas eficazmente para enriquecer a experiência educacional e atender às necessidades de todos os alunos.