Artigo Tecnologias Assistivas, Ensino de Ciências e Educação Matemática Inclusiva na pauta do V CINTEDI: tecendo redes de solidariedade na sociedade pós-moderna

E-books

ISBN: 978-65-5222-008-0

O USO DO(S) RECURSO(S) ICONOGRÁFICO(S) NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

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          Historicamente, o CINTEDI favorece a intera&ccedil;&atilde;o de renomados/as pesquisadores/as brasileiros/as e estrangeiros/as que investigam as fecundas tem&aacute;ticas da Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva e dos Direitos Humanos. Todos/as os/as pesquisadores/as que escreveram sua hist&oacute;ria no CINTEDI continuam a unir esfor&ccedil;os para que o conhecimento atravesse fronteiras, que redes de solidariedade sejam tecidas e possamos compartilhar experi&ecirc;ncias concretas de inclus&atilde;o.
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                  TECNOLOGIAS ASSISTIVAS, ENSINO DE CI&Ecirc;NCIAS E EDUCA&Ccedil;&Atilde;O MATEM&Aacute;TICA INCLUSIVA NA PAUTA DO IV CINTEDI: TECENDO REDES DE SOLIDARIEDADE NA SOCIEDADE P&Oacute;S-MODERNA<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Se existe uma solid&atilde;o em que o solit&aacute;rio &eacute; um abandonado, existe outra onde ele &eacute; solit&aacute;rio porque os homens ainda n&atilde;o se juntaram a ele.<br />\r\n
                  Andr&eacute; Malraux&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Os momentos de intera&ccedil;&otilde;es com o mundo e com os outros n&atilde;o s&atilde;o apenas instantes que promovem o t&ecirc;te-&agrave;-t&ecirc;te com a diversidade, mas tamb&eacute;m oportunizam a comunica&ccedil;&atilde;o, o estar juntos e, claro, a mudan&ccedil;a interior. Neste caminho de celebrar as intera&ccedil;&otilde;es sociais, foi realizado o V Congresso Internacional de Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva &ndash; CINTEDI, no per&iacute;odo de 12 a 14 de julho de 2024, em Campina Grande, Para&iacute;ba &ndash; Brasil. Pesquisadoras/es e entusiastas em descobrir a arte do saber-fazer compartilharam suas investiga&ccedil;&otilde;es e discutiram suas experi&ecirc;ncias nos sal&otilde;es onde foi realizado o V CINTEDI. Nestas intera&ccedil;&otilde;es brotaram di&aacute;logos, projetos, interc&acirc;mbios e, claro, fecundas produ&ccedil;&otilde;es cient&iacute;ficas, a exemplo de quatro E-books.<br />\r\n
                  Assim, dizemos que o presente E-book - o segundo de uma s&eacute;rie de quatro - &eacute; um convite para discutir o universo das Tecnologias Assistivas e os di&aacute;logos estabelecidos entre o campo do Ensino de Ci&ecirc;ncias e da Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica Inclusiva com o processo de inclus&atilde;o escolar e social das pessoas com necessidades educacionais espec&iacute;ficas. Os textos que seguem apresentam e discutem resultados de investiga&ccedil;&otilde;es e relatos de atividades de educadores que buscam construir reflex&otilde;es sobre inova&ccedil;&otilde;es tecnol&oacute;gicas e pr&aacute;ticas inclusivas na &aacute;rea do Ensino de Ci&ecirc;ncias e da Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica Inclusiva.&nbsp;<br />\r\n
                  Os tr&ecirc;s primeiros textos relatam o vasto universo das Tecnologias Digitais de Informa&ccedil;&atilde;o e Comunica&ccedil;&atilde;o, enfatizando a import&acirc;ncia do ato do brincar no desenvolvimento da motricidade fina, alfabetiza&ccedil;&atilde;o cartogr&aacute;fica e a utiliza&ccedil;&atilde;o de recursos iconogr&aacute;ficos no processo de ensino-aprendizagem de crian&ccedil;as com o Transtorno do Espectro Autista &ndash; TEA, respectivamente. Utilizar a linguagem visual inserindo imagens para retratar diferentes emo&ccedil;&otilde;es &eacute;, sem d&uacute;vida, uma das pr&aacute;ticas inclusivas que podem favorecer o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo de pessoas com TEA e aquelas com dificuldade ou transtorno no &acirc;mbito da comunica&ccedil;&atilde;o oral.&nbsp;<br />\r\n
                  Posteriormente, S&atilde;o apresentados textos que discutem, a partir do campo interdisciplinar da Tecnologia Assistiva &ndash; TA, a funcionalidade de programas na transcri&ccedil;&atilde;o de textos matem&aacute;ticos e gr&aacute;ficos em tinta para a escrita em braile, como recurso para acessibilidade de estudantes com cegueira ou baixa vis&atilde;o em aulas de Matem&aacute;tica na educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica. Os recursos de TA - a exemplo dos programas Braille F&aacute;cil e Monet - s&atilde;o discutidos neste estudo, fazendo uma correspond&ecirc;ncia destes programas com a transcri&ccedil;&atilde;o de textos matem&aacute;ticos e gr&aacute;ficos em tinta para a escrita em braile. O Estatuto da Pessoa com Defici&ecirc;ncia - Lei n&ordm; 13.146, de 6 de julho de 2015 - afirma que tecnologia assistiva refere-se aos &ldquo;produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estrat&eacute;gias, pr&aacute;ticas e servi&ccedil;os que objetivem promover a funcionalidade, relacionada &agrave; atividade e &agrave; participa&ccedil;&atilde;o da pessoa com defici&ecirc;ncia ou com mobilidade reduzida, visando &agrave; sua autonomia, independ&ecirc;ncia, qualidade de vida e inclus&atilde;o social&rdquo; (Brasil, 2015, on-line).&nbsp;<br />\r\n
                  Em seguida, apresenta-se artigo que discute a import&acirc;ncia &ndash; por parte da escola comum &ndash; da utiliza&ccedil;&atilde;o de uma abordagem pedag&oacute;gica que considere n&atilde;o apenas os aspectos t&eacute;cnicos da acessibilidade, mas tamb&eacute;m os aspectos emocionais e psicol&oacute;gicos relacionados &agrave; experi&ecirc;ncia dos estudantes. Este estudo compreende que a aus&ecirc;ncia de uma acessibilidade digital afeta negativamente o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com defici&ecirc;ncia. O pr&oacute;ximo artigo analisa os conceitos de Cultura digital e media&ccedil;&atilde;o pedag&oacute;gica, enfatizando a utiliza&ccedil;&atilde;o das TDICs no processo de ensino-aprendizagem. Essa investiga&ccedil;&atilde;o vem afirmando que, para promo&ccedil;&atilde;o da inclus&atilde;o, as escolas necessitam n&atilde;o apenas de recursos digitais, mas tamb&eacute;m de um planejamento e um professor que seja realmente um mediador.<br />\r\n
                  Ainda no escopo do campo das TDICs, s&atilde;o apresentadas duas pesquisas realizadas na Sala de Recursos Multifuncionais, destacando a import&acirc;ncia de planejar um recurso no &acirc;mbito da TA para ser utilizado nas interven&ccedil;&otilde;es realizadas no Atendimento Educacional Especializado &ndash; AEE. No primeiro artigo, compreende-se que a proposta do AEE em escolas comuns, em tempos de pol&iacute;ticas de inclus&atilde;o escolar, tem brotado como um dos principais caminhos para promover o acesso, perman&ecirc;ncia e o desenvolvimento de estudantes com defici&ecirc;ncia, TEA e Altas Habilidades. Ao inserir a TA no AEE, o professor deve bem definir os recursos pedag&oacute;gicos e de TA que melhor respondem &agrave; necessidade educacional espec&iacute;ficas do estudante foco do atendimento. Assim, os recursos que ser&atilde;o utilizados no campo da TA devem ter uma conex&atilde;o com o planejamento, o que permite uma adequa&ccedil;&atilde;o plaus&iacute;vel na perspectiva de garantir o desenvolvimento pleno do estudante, pois cada necessidade educacional especifica que o estudante venha a apresentar demandar&aacute; do professor diretrizes diferenciadas. Em conson&acirc;ncia a esse estudo, o segundo artigo enfatiza tal discuss&atilde;o sobre a import&acirc;ncia de bem definir os recursos did&aacute;ticos adaptados que melhor correspondem &agrave;s necessidades educacionais especificas do estudante com defici&ecirc;ncia.&nbsp;<br />\r\n
                  No campo do Ensino de Ci&ecirc;ncias, apresenta-se um estudo que enfatiza as contribui&ccedil;&otilde;es das tecnologias digitais no ensino de Qu&iacute;mica, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, a inclus&atilde;o escolar de estudantes com TEA.<br />\r\n
                  Na &aacute;rea da Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica Inclusiva, o primeiro artigo traz uma investiga&ccedil;&atilde;o que apresenta as atividades de Ensino de Matem&aacute;tica realizadas para empoderar e incluir mulheres em situa&ccedil;&atilde;o de vulnerabilidade social. Este estudo foi realizado no estado do Rio Grande do Norte, nordeste do Brasil. Nas linhas deste artigo, os conte&uacute;dos matem&aacute;ticos de fra&ccedil;&atilde;o, soma, subtra&ccedil;&atilde;o e m&uacute;ltiplos est&atilde;o inseridos em receitas culin&aacute;rias. Como diz Freire (1996, p. 21) &ldquo;Ensinar n&atilde;o &eacute; transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua pr&oacute;pria produ&ccedil;&atilde;o ou a sua constru&ccedil;&atilde;o&rdquo;.<br />\r\n
                  Ainda no des&iacute;gnio da Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica Inclusiva, a pr&oacute;xima pesquisa versa sobre a import&acirc;ncia da Did&aacute;tica da Matem&aacute;tica na pr&aacute;tica docente no contexto da educa&ccedil;&atilde;o inclusiva, explorando um debate acerca da Teoria das Situa&ccedil;&otilde;es Did&aacute;ticas no processo adaptativo face ao estudante com necessidades educacionais espec&iacute;ficas.&nbsp;<br />\r\n
                  Portanto, prezado/a leitor/a, esperamos que o presente E-book contribua significativamente com suas investiga&ccedil;&otilde;es e seja uma inspira&ccedil;&atilde;o de novos caminhos.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Aguardamos voc&ecirc; no nosso VI CINTEDI.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre - Universidade Estadual da Para&iacute;ba - UEPB<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Profa. Dra. Margareth Maria de Melo - Universidade Estadual da Para&iacute;ba - UEPB<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Profa. Dra. Sandra Meza - Universidade do Chile<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  REFER&Ecirc;NCIAS<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  BRASIL. Lei n&ordm; 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclus&atilde;o das Pessoas com Defici&ecirc;ncia (Estatuto da Pessoa com Defici&ecirc;ncia). Di&aacute;rio Oficial da Uni&atilde;o: se&ccedil;&atilde;o 1, Bras&iacute;lia, ano 152, n. 127, p. 2-11, 7 jul. 2015. Dispon&iacute;vel em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm &nbsp;Acessado em 28 de julho de 2024.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessidades &agrave; pr&aacute;tica educativa, 25&ordf; ed. S&atilde;o Paulo: Paz e Terra, 1996.
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                  Maria Margareth de Melo<br />\r\n
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                  Thalita Cunha Motta<br />\r\n
                  Thiago Pereira da Silva<br />\r\n
                  Andr&eacute;a de Andrade Moura
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                  TECNOLOGIAS ASSISTIVAS, ENSINO DE CI&Ecirc;NCIAS E EDUCA&Ccedil;&Atilde;O MATEM&Aacute;TICA INCLUSIVA NA PAUTA DO IV CINTEDI: TECENDO REDES DE SOLIDARIEDADE NA SOCIEDADE P&Oacute;S-MODERNA<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Se existe uma solid&atilde;o em que o solit&aacute;rio &eacute; um abandonado, existe outra onde ele &eacute; solit&aacute;rio porque os homens ainda n&atilde;o se juntaram a ele.<br />\r\n
                  Andr&eacute; Malraux&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Os momentos de intera&ccedil;&otilde;es com o mundo e com os outros n&atilde;o s&atilde;o apenas instantes que promovem o t&ecirc;te-&agrave;-t&ecirc;te com a diversidade, mas tamb&eacute;m oportunizam a comunica&ccedil;&atilde;o, o estar juntos e, claro, a mudan&ccedil;a interior. Neste caminho de celebrar as intera&ccedil;&otilde;es sociais, foi realizado o V Congresso Internacional de Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva &ndash; CINTEDI, no per&iacute;odo de 12 a 14 de julho de 2024, em Campina Grande, Para&iacute;ba &ndash; Brasil. Pesquisadoras/es e entusiastas em descobrir a arte do saber-fazer compartilharam suas investiga&ccedil;&otilde;es e discutiram suas experi&ecirc;ncias nos sal&otilde;es onde foi realizado o V CINTEDI. Nestas intera&ccedil;&otilde;es brotaram di&aacute;logos, projetos, interc&acirc;mbios e, claro, fecundas produ&ccedil;&otilde;es cient&iacute;ficas, a exemplo de quatro E-books.<br />\r\n
                  Assim, dizemos que o presente E-book - o segundo de uma s&eacute;rie de quatro - &eacute; um convite para discutir o universo das Tecnologias Assistivas e os di&aacute;logos estabelecidos entre o campo do Ensino de Ci&ecirc;ncias e da Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica Inclusiva com o processo de inclus&atilde;o escolar e social das pessoas com necessidades educacionais espec&iacute;ficas. Os textos que seguem apresentam e discutem resultados de investiga&ccedil;&otilde;es e relatos de atividades de educadores que buscam construir reflex&otilde;es sobre inova&ccedil;&otilde;es tecnol&oacute;gicas e pr&aacute;ticas inclusivas na &aacute;rea do Ensino de Ci&ecirc;ncias e da Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica Inclusiva.&nbsp;<br />\r\n
                  Os tr&ecirc;s primeiros textos relatam o vasto universo das Tecnologias Digitais de Informa&ccedil;&atilde;o e Comunica&ccedil;&atilde;o, enfatizando a import&acirc;ncia do ato do brincar no desenvolvimento da motricidade fina, alfabetiza&ccedil;&atilde;o cartogr&aacute;fica e a utiliza&ccedil;&atilde;o de recursos iconogr&aacute;ficos no processo de ensino-aprendizagem de crian&ccedil;as com o Transtorno do Espectro Autista &ndash; TEA, respectivamente. Utilizar a linguagem visual inserindo imagens para retratar diferentes emo&ccedil;&otilde;es &eacute;, sem d&uacute;vida, uma das pr&aacute;ticas inclusivas que podem favorecer o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo de pessoas com TEA e aquelas com dificuldade ou transtorno no &acirc;mbito da comunica&ccedil;&atilde;o oral.&nbsp;<br />\r\n
                  Posteriormente, S&atilde;o apresentados textos que discutem, a partir do campo interdisciplinar da Tecnologia Assistiva &ndash; TA, a funcionalidade de programas na transcri&ccedil;&atilde;o de textos matem&aacute;ticos e gr&aacute;ficos em tinta para a escrita em braile, como recurso para acessibilidade de estudantes com cegueira ou baixa vis&atilde;o em aulas de Matem&aacute;tica na educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica. Os recursos de TA - a exemplo dos programas Braille F&aacute;cil e Monet - s&atilde;o discutidos neste estudo, fazendo uma correspond&ecirc;ncia destes programas com a transcri&ccedil;&atilde;o de textos matem&aacute;ticos e gr&aacute;ficos em tinta para a escrita em braile. O Estatuto da Pessoa com Defici&ecirc;ncia - Lei n&ordm; 13.146, de 6 de julho de 2015 - afirma que tecnologia assistiva refere-se aos &ldquo;produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estrat&eacute;gias, pr&aacute;ticas e servi&ccedil;os que objetivem promover a funcionalidade, relacionada &agrave; atividade e &agrave; participa&ccedil;&atilde;o da pessoa com defici&ecirc;ncia ou com mobilidade reduzida, visando &agrave; sua autonomia, independ&ecirc;ncia, qualidade de vida e inclus&atilde;o social&rdquo; (Brasil, 2015, on-line).&nbsp;<br />\r\n
                  Em seguida, apresenta-se artigo que discute a import&acirc;ncia &ndash; por parte da escola comum &ndash; da utiliza&ccedil;&atilde;o de uma abordagem pedag&oacute;gica que considere n&atilde;o apenas os aspectos t&eacute;cnicos da acessibilidade, mas tamb&eacute;m os aspectos emocionais e psicol&oacute;gicos relacionados &agrave; experi&ecirc;ncia dos estudantes. Este estudo compreende que a aus&ecirc;ncia de uma acessibilidade digital afeta negativamente o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com defici&ecirc;ncia. O pr&oacute;ximo artigo analisa os conceitos de Cultura digital e media&ccedil;&atilde;o pedag&oacute;gica, enfatizando a utiliza&ccedil;&atilde;o das TDICs no processo de ensino-aprendizagem. Essa investiga&ccedil;&atilde;o vem afirmando que, para promo&ccedil;&atilde;o da inclus&atilde;o, as escolas necessitam n&atilde;o apenas de recursos digitais, mas tamb&eacute;m de um planejamento e um professor que seja realmente um mediador.<br />\r\n
                  Ainda no escopo do campo das TDICs, s&atilde;o apresentadas duas pesquisas realizadas na Sala de Recursos Multifuncionais, destacando a import&acirc;ncia de planejar um recurso no &acirc;mbito da TA para ser utilizado nas interven&ccedil;&otilde;es realizadas no Atendimento Educacional Especializado &ndash; AEE. No primeiro artigo, compreende-se que a proposta do AEE em escolas comuns, em tempos de pol&iacute;ticas de inclus&atilde;o escolar, tem brotado como um dos principais caminhos para promover o acesso, perman&ecirc;ncia e o desenvolvimento de estudantes com defici&ecirc;ncia, TEA e Altas Habilidades. Ao inserir a TA no AEE, o professor deve bem definir os recursos pedag&oacute;gicos e de TA que melhor respondem &agrave; necessidade educacional espec&iacute;ficas do estudante foco do atendimento. Assim, os recursos que ser&atilde;o utilizados no campo da TA devem ter uma conex&atilde;o com o planejamento, o que permite uma adequa&ccedil;&atilde;o plaus&iacute;vel na perspectiva de garantir o desenvolvimento pleno do estudante, pois cada necessidade educacional especifica que o estudante venha a apresentar demandar&aacute; do professor diretrizes diferenciadas. Em conson&acirc;ncia a esse estudo, o segundo artigo enfatiza tal discuss&atilde;o sobre a import&acirc;ncia de bem definir os recursos did&aacute;ticos adaptados que melhor correspondem &agrave;s necessidades educacionais especificas do estudante com defici&ecirc;ncia.&nbsp;<br />\r\n
                  No campo do Ensino de Ci&ecirc;ncias, apresenta-se um estudo que enfatiza as contribui&ccedil;&otilde;es das tecnologias digitais no ensino de Qu&iacute;mica, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, a inclus&atilde;o escolar de estudantes com TEA.<br />\r\n
                  Na &aacute;rea da Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica Inclusiva, o primeiro artigo traz uma investiga&ccedil;&atilde;o que apresenta as atividades de Ensino de Matem&aacute;tica realizadas para empoderar e incluir mulheres em situa&ccedil;&atilde;o de vulnerabilidade social. Este estudo foi realizado no estado do Rio Grande do Norte, nordeste do Brasil. Nas linhas deste artigo, os conte&uacute;dos matem&aacute;ticos de fra&ccedil;&atilde;o, soma, subtra&ccedil;&atilde;o e m&uacute;ltiplos est&atilde;o inseridos em receitas culin&aacute;rias. Como diz Freire (1996, p. 21) &ldquo;Ensinar n&atilde;o &eacute; transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua pr&oacute;pria produ&ccedil;&atilde;o ou a sua constru&ccedil;&atilde;o&rdquo;.<br />\r\n
                  Ainda no des&iacute;gnio da Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica Inclusiva, a pr&oacute;xima pesquisa versa sobre a import&acirc;ncia da Did&aacute;tica da Matem&aacute;tica na pr&aacute;tica docente no contexto da educa&ccedil;&atilde;o inclusiva, explorando um debate acerca da Teoria das Situa&ccedil;&otilde;es Did&aacute;ticas no processo adaptativo face ao estudante com necessidades educacionais espec&iacute;ficas.&nbsp;<br />\r\n
                  Portanto, prezado/a leitor/a, esperamos que o presente E-book contribua significativamente com suas investiga&ccedil;&otilde;es e seja uma inspira&ccedil;&atilde;o de novos caminhos.&nbsp;<br />\r\n
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                  Aguardamos voc&ecirc; no nosso VI CINTEDI.&nbsp;<br />\r\n
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                  Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre - Universidade Estadual da Para&iacute;ba - UEPB<br />\r\n
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                  Profa. Dra. Sandra Meza - Universidade do Chile<br />\r\n
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                  BRASIL. Lei n&ordm; 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclus&atilde;o das Pessoas com Defici&ecirc;ncia (Estatuto da Pessoa com Defici&ecirc;ncia). Di&aacute;rio Oficial da Uni&atilde;o: se&ccedil;&atilde;o 1, Bras&iacute;lia, ano 152, n. 127, p. 2-11, 7 jul. 2015. Dispon&iacute;vel em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm &nbsp;Acessado em 28 de julho de 2024.<br />\r\n
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Publicado em 23 de julho de 2024

Resumo

A incorporação de recursos iconográficos tem se destacado como uma estratégia inovadora e relevante, particularmente quando direcionada ao ensino de crianças com necessidades especiais, notadamente aquelas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este estudo tem como objetivo analisar de forma aprofundada e abrangente como a integração de recursos iconográficos no ambiente educacional pode potencializar o processo de ensino e aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visando compreender as implicações positivas e estratégias eficazes para otimizar a experiência educacional desses alunos. Metodologicamente trata-se de uma investigação com a abordagem qualitativa e bibliográfica a fim de que possamos compreender sobre a inserção do TEA no campo educacional. A partir da presente investigação constatamos que o estudo da iconografia como ferramenta de ensino proporciona uma abordagem inovadora e eficaz para a instrução de crianças com deficiência, especialmente aquelas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A análise do impacto dos recursos iconográficos no contexto educacional de alunos com TEA revela benefícios notáveis. A natureza visual desses recursos proporciona uma linguagem acessível para crianças com dificuldades na comunicação verbal e habilidades sociais. Através da interação com imagens, esses alunos podem assimilar conteúdos acadêmicos de maneira mais eficiente, superando barreiras cognitivas que podem surgir em métodos tradicionais de ensino. Este texto busca explorar de a contribuição desses elementos visuais no processo de ensino e aprendizagem, com ênfase específica na experiência do aluno autista. Os resultados desta análise destacam o papel significativo dos recursos iconográficos no enriquecimento do processo educacional para crianças com Transtorno do Espectro Autista. Portanto, a integração desses elementos visuais não apenas demonstrou eficácia no acesso ao conteúdo acadêmico, mas também se revelou fundamental na promoção da comunicação, interação social e engajamento ativo dos alunos no ambiente escolar no ensino de crianças com TEA.

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