A incorporação de recursos iconográficos tem se destacado como uma estratégia inovadora e relevante, particularmente quando direcionada ao ensino de crianças com necessidades especiais, notadamente aquelas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este estudo tem como objetivo analisar de forma aprofundada e abrangente como a integração de recursos iconográficos no ambiente educacional pode potencializar o processo de ensino e aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visando compreender as implicações positivas e estratégias eficazes para otimizar a experiência educacional desses alunos. Metodologicamente trata-se de uma investigação com a abordagem qualitativa e bibliográfica a fim de que possamos compreender sobre a inserção do TEA no campo educacional. A partir da presente investigação constatamos que o estudo da iconografia como ferramenta de ensino proporciona uma abordagem inovadora e eficaz para a instrução de crianças com deficiência, especialmente aquelas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A análise do impacto dos recursos iconográficos no contexto educacional de alunos com TEA revela benefícios notáveis. A natureza visual desses recursos proporciona uma linguagem acessível para crianças com dificuldades na comunicação verbal e habilidades sociais. Através da interação com imagens, esses alunos podem assimilar conteúdos acadêmicos de maneira mais eficiente, superando barreiras cognitivas que podem surgir em métodos tradicionais de ensino. Este texto busca explorar de a contribuição desses elementos visuais no processo de ensino e aprendizagem, com ênfase específica na experiência do aluno autista. Os resultados desta análise destacam o papel significativo dos recursos iconográficos no enriquecimento do processo educacional para crianças com Transtorno do Espectro Autista. Portanto, a integração desses elementos visuais não apenas demonstrou eficácia no acesso ao conteúdo acadêmico, mas também se revelou fundamental na promoção da comunicação, interação social e engajamento ativo dos alunos no ambiente escolar no ensino de crianças com TEA.