Importantes mudanças conceituais e estruturais nas políticas para educação apontam para uma perspectiva inclusiva, especificamente para o público da educação especial. As tecnologias digitais e a Tecnologia Assistiva (TA) surgem como um dos caminhos a serem adotados a fim de favorecer uma participação mais efetiva de alunos com deficiências no âmbito do contexto escolar. Nesta direção, pesquisas tem sido desenvolvidas a respeito das inovações tecnológicas e TA visando informar professores de educação básica, de diferentes áreas, sobre as possibilidades educacionais dos referidos recursos tecnológicos. Neste artigo, realizou-se uma investigação no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede (PROFEI), tendo como amostras as dissertações produzidas na linha Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva, no período de 2020 – 2022, visto que a linha contempla pesquisas na área da educação mediada pelas tecnologias e suas interlocuções com a Educação Especial e Inclusiva. O objetivo do estudo foi identificar as temáticas estudadas e as contribuições para formação dos professores da educação básica, público participante no PROFEI. Para alcançar esse objetivo, adotou-se da abordagem qualitativa apoiada na análise documental e bibliográfica, sendo que as informações coletadas foram organizadas e analisadas por meio de categorias, com base em Minayo (2001). Os resultados do estudo apontaram que, de modo geral, as pesquisas tiveram origem nas demandas da escola básica no que tange a formação do professor, ao desenvolvimento de recurso tecnológico que possibilitem maior interação do aluno com os conteúdos curriculares, análise de aplicativos educacionais, experimentos didáticos e práticas pedagógicas capazes de promover uma educação especial e inclusiva mais assertiva.