Neste artigo é descrita e comentada uma experiência de reprodução de objeto pedagógico com materiais de uso cotidiano, principalmente um par de luvas de borracha e canudos de plástico. Originalmente, os materiais foram adaptados para compor uma estrutura dinâmica, que exemplifica o funcionamento dos pulmões, como órgãos do aparelho respiratório. O objeto pedagógico foi primeiramente criado para atender estudantes cegos em uma disciplina Ciências da Natureza no sexto ano do ensino fundamental de uma escola da rede privada de Florianópolis, estado de Santa Catarina. A pesquisa aqui apresentada é basicamente qualitativa e descritiva, porque descreve e analisa o processo didático de reprodução e o objeto pedagógico reproduzido, com base na teoria estudada para interpretar a experiência. As etapas da pesquisa foram: exploratória, documental, bibliográfica, construtiva e descritivo-interpretativa. O resultado deste estudo, confirma a possibilidade pedagógica criativa, incluindo representações táteis que, além do atendimento a pessoas com deficiência visual, também recuperam as experimentações artesanais, materiais e ápticas, diferenciando-se das didáticas que, comumente, são baseadas em representações visuais, como imagens fixas (desenhos e fotografias) ou dinâmicas (filmes ou vídeos).