O presente estudo constitui-se como um recorte da pesquisa de doutoramento, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática -PPGeduMat, Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, finalizado, tendo como objetivo central investigar como a prática criadora, desenvolvida com professoras que ensinam Matemática, no contexto da Educação Especial, pode propiciar a práxis inclusiva. A partir da realização de uma revisão bibliográfica, fomenta-se reflexões relacionadas a prática de ensino de Matemática no contexto da Educação Especial em uma perspectiva inclusiva, discorrendo sobre aspectos históricos e conceituais, bem como os principais marcos legais nacionais e internacionais, estabelecidos até 2020. Discute-se acerca dos processos de criação das primeiras instituições especializadas para atendimento de pessoas com deficiência, no Brasil e no Exterior, bem como os fatores que mobilizaram os seus surgimentos. Além disso, discorre-se de forma objetiva, a partir da elaboração e análise da linha do tempo relacionada ao percurso histórico das legislações estabelecidas no contexto nacional e internacional, provocando reflexões fundamentais para compreensão das conquistas alcançadas na sociedade contemporânea, bem como dos desafios que ainda necessitam ser ultrapassados. Delineia-se a investigação a partir de uma abordagem filosófica pautada na Práxis, sob à luz da Cadeia Criativa e ancorados na Teoria da Relação com o Saber, com os dados analisados com base no método da leitura interpretativa – compreensiva. Ao término desta investigação, pode-se constatar historicamente, uma longa zona de silêncio, no que tange a criação de marcos legais, além de um distanciamento entre os pressupostos teóricos/legais e a prática autenticamente inclusiva.