A pesquisa realiza uma análise da literatura relacionada à representação tátil em objetos pedagógicos, com o intuito de beneficiar a educação de estudantes com deficiência visual. Adotando uma abordagem metodológica qualitativa e descritiva, o estudo transcorre por diversas fases, incluindo exploração, revisão bibliográfica, construção e análise descritivo-interpretativa. A revisão da literatura, foca na adaptação de objetos visuais para formatos táteis, priorizando a usabilidade e as consequências educacionais em um contexto inclusivo. Para efetuar essa revisão, foram consultadas bases de dados renomadas, como Scopus, Web of Science e Litmaps. Os resultados alcançados pela pesquisa evidenciaram 18 estudos pertinentes que foram categorizados de acordo com seus constructos. O trabalho enfatiza a importância da educação inclusiva e da implementação de representações táteis, que são fundamentais para transformar informações didáticas visuais em formatos acessíveis a estudantes com deficiência visual. O objetivo principal desta revisão integrativa é avaliar e sintetizar as pesquisas existentes sobre a adaptação de objetos visuais para formatos táteis, com foco específico na usabilidade e nas implicações educacionais dessas adaptações em um ambiente de educação inclusiva equitativo. Isso envolve a análise de estudos que investigam como objetos pedagógicos táteis podem ser utilizados para melhorar o processo de aprendizagem e a experiência educacional de estudantes com deficiência visual. Portanto, a meta é compreender as melhores práticas, os desafios e as oportunidades associadas à transposição de materiais didáticos visuais para formatos táteis, buscando uma educação mais acessível. O problema de pesquisa centra-se na complexidade inerente à criação de representações táteis de objetos pedagógicos inicialmente visuais, assegurando que tais representações sejam compreensíveis e acessíveis para estudantes com deficiência visual. Consequentemente, a questão norteadora da investigação indaga sobre o processo de transposição de objetos pedagógicos para formatos táteis que, de maneira didática, viabilizem a percepção e o entendimento por parte de estudantes com deficiência visual.