RESUMO Considerando as dificuldades dos professores de classes comuns em ensinar para estudantes PúblicoAlvo da Educação Especial - PAEE e em busca de soluções para superá-las, indicou-se a implementação do Ensino Colaborativo questionando quais suas implicações para a prática pedagógica docente desses estudantes no Ensino Médio. A pesquisa aconteceu inicialmente por meio de um curso de formação continuada sobre o Ensino Colaborativo para que pós curso fosse empregado nas práticas pedagógicas numa 3ª série de uma escola pública na cidade de Jardim de Piranhas – RN, em colaboração com os professores de disciplinas curriculares e a professora de apoio da Educação Especial. O objetivo foi analisar as implicações do Ensino Colaborativo às práticas pedagógicas docentes de estudantes PAEE no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa ação colaborativa utilizando questionários, observações participantes e seus dados foram analisados pelo método de análises de conteúdo. O seu aporte teórico, apresenta aspectos conceituais do Ensino Colaborativo com Capellini (2018), Mendes; Vilaronga; Zerbato (2018), Estratégia Pedagógica sob a ótica de Anastasiou (2009), Franco (2015) e Práticas Pedagógicas fundamentada na teoria da Psicologia Histórico-Cultural de Lev Vygotsky. Identificou-se dentre os resultados obtidos do ponto de vista dos professores partícipes que o Ensino Colaborativo implicou em mudanças para a forma de se planejar na escola investigada; promoveu um trabalho interdisciplinar por áreas de conhecimento com os professores das disciplinas curriculares do Ensino Médio; resultou na inclusão e escolarização de estudantes PAEE na realidade vivida; houve avanços para a realização dos suportes instrucionais na realização das adaptações e flexibilizações das atividades avaliativas; contribuiu para a realização da prática pedagógica inclusiva no Ensino Médio. Conclui-se que as implicações do Ensino Colaborativo ampliaram as possibilidades de incluir e de assegurar ações para alcançar a inclusão e escolarização dos estudantes PAEE, ressignificando o fazer pedagógico para uma prática pedagógica inclusiva.