Este escrito objetiva refletir sobre a trajetória histórica do Núcleo de Apoio à Pessoas com Necessidades Especificas (NAPNE) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN – CNAT), a partir de uma revisão bibliográfica e documental. Trata-se de um recorte de um estudo em andamento a nível de mestrado, vinculado ao programa de pós-graduação em educação profissional do IFRN na linha 3 de História, memória e historiografia da Educação Profissional. Esse estudo contextua próximo a pesquisadora, como profissional da Educação Especial. O NAPNE em seu documento interno Anexo à Deliberação nº 19/2016-CONSEPEX do regimento interno do NAPNE-CNAT no capítulo I, art. 2º - O NAPNE tem por finalidade fomentar e assessorar o desenvolvimento de ações de natureza sistêmica no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão que promovem o cumprimento efetivo das Leis nº 10.098/2000, nº 13.146/2015, do Decreto nº 5.296/2004. A pesquisa objetiva analisar a trajetória histórica de implementação do NAPNE no CNAT e a metodologia cujo qualitativa, descritiva, documental e historiográfica, sendo revisada em repositórios e no arquivo do IFRN – CNAT. Fundamentação de autores que tratam da criação do NAPNE, acessibilidade, inclusão e formação profissional. Dessa forma, podemos perceber que desde a sua criação o NAPNE vem realizando suas ações para minimizar as dificuldades pedagógicas. Salientamos com tudo, que mesmo com os avanços os desafios quanto ao atendimento ao aluno realizado pelo núcleo, ainda, se fazem presentes requerendo investimento financeiro e envolvimento de todos.