O artigo discute sobre as necessidades educacionais especiais dos alunos como objeto da avaliação. Para tanto, investigam-se o fazer pedagógico do ensinante: ajustes e adaptações que viabilizam o processo de avaliação nas classes com aprendentes com deficiência, público alvo da educação especial, que são: deficiência física, auditiva, visual e intelectual, Transtorno Global do Desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, baseado na Lei de Bases e Diretrizes/LDB 9.394/96 (BRASIL, 1996), no art. 58. Objetiva-se investigar e colaborar com a reflexão da avaliação educacional feita pelos docentes para os estudantes como também a busca pela qualidade educacional inclusiva. Como metodologia para esse trabalho de pesquisa, foi realizada uma investigação com os materiais utilizados para a produção das avaliações que são aplicadas para os estudantes com deficiência da rede pública de ensino de Conde/PB. Quanto aos principais resultados, após as análises e discussões são apresentadas as conclusões evidenciando com clareza a necessidade de ampliação, discussão e reflexão com os docentes sobre suas práticas pedagógicas, como adotar métodos diversificados para avaliar os estudantes respeitando suas singularidades. Percebe-se a importância de cursos sobre as práticas pedagógicas junto com os docentes como forma de capacitá-los, pois quanto mais conhecimento adquirido o professor tem, mais produtivas e inclusivas serão seus materiais didáticos e avaliativos. Para o referencial teórico, foram consultados os autores tais como: Both (2007), Sant’anna (2001), Fonseca (1995), Perrenoud (1999), entre outros.