A INCLUSÃO DA PESSOA AUTISTA NO AMBIENTE EDUCACIONAL
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108291 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 385 "inscrito_id" => 1523 "titulo" => "A INCLUSÃO DA PESSOA AUTISTA NO AMBIENTE EDUCACIONAL" "resumo" => "O propósito desta pesquisa é analisar como a pessoa autista está inclusa no ambiente educacional, a partir desta ponderação, questiona-se: existem obstáculos a serem transpostos para a inclusão da pessoa autista no sistema educacional formal de ensino? A pesquisa metodologiza-se em uma abordagem qualitativa, com o intuito de identificar: a) quais os principais obstáculos de inclusão da pessoa autista no ensino regular, a partir da prática docente, b) compreender a importância da formação continuada de professores e em como a parceria do(a) professor(a) do ensino regular e do(a) profissional do AEE é essencial. O referencial teórico e metodológico que direcionou o estudo, fundamentou-se na Análise de Discurso de linha francesa, que busca compreender os discursos dos sujeitos e a sua relação de sentido da linguagem com o mundo que o cerca. Em vista disso, não cabe ao investigador deste estudo, considerar somente sua interpretação. Nesse sentido, como técnica de pesquisa, são utilizadas entrevistas semiestruturadas com uma professora do ensino regular e uma profissional do AEE, com o intuito de compreender como acontece o processo educacional do aluno autista? visto que, na realidade, ainda é necessário um reforço para que a inclusão se faça presente, nas instituições educacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV196_MD1_ID1523_TB385_11042024155444.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALANA DINAELE OLIVEIRA DA ROCHA" "autor_nome_curto" => "Alana Dinaele O" "autor_email" => "alanadinaele@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108291 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 385 "inscrito_id" => 1523 "titulo" => "A INCLUSÃO DA PESSOA AUTISTA NO AMBIENTE EDUCACIONAL" "resumo" => "O propósito desta pesquisa é analisar como a pessoa autista está inclusa no ambiente educacional, a partir desta ponderação, questiona-se: existem obstáculos a serem transpostos para a inclusão da pessoa autista no sistema educacional formal de ensino? A pesquisa metodologiza-se em uma abordagem qualitativa, com o intuito de identificar: a) quais os principais obstáculos de inclusão da pessoa autista no ensino regular, a partir da prática docente, b) compreender a importância da formação continuada de professores e em como a parceria do(a) professor(a) do ensino regular e do(a) profissional do AEE é essencial. O referencial teórico e metodológico que direcionou o estudo, fundamentou-se na Análise de Discurso de linha francesa, que busca compreender os discursos dos sujeitos e a sua relação de sentido da linguagem com o mundo que o cerca. Em vista disso, não cabe ao investigador deste estudo, considerar somente sua interpretação. Nesse sentido, como técnica de pesquisa, são utilizadas entrevistas semiestruturadas com uma professora do ensino regular e uma profissional do AEE, com o intuito de compreender como acontece o processo educacional do aluno autista? visto que, na realidade, ainda é necessário um reforço para que a inclusão se faça presente, nas instituições educacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV196_MD1_ID1523_TB385_11042024155444.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALANA DINAELE OLIVEIRA DA ROCHA" "autor_nome_curto" => "Alana Dinaele O" "autor_email" => "alanadinaele@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }