A educação inclusiva é um compromisso central no contexto dos direitos humanos. Este artigo realiza uma revisão do estado do conhecimento sobre os princípios dos direitos humanos na promoção da educação inclusiva, com foco na (in) visibilidade dos estudantes com altas habilidades e superdotação. Explora-se o contexto dos direitos humanos como um guia fundamental para garantir uma educação equitativa e de qualidade para todos os estudantes, independentemente de suas características individuais. A metodologia empregada baseia-se na análise e síntese de pesquisas, documentos e literatura relevantes sobre direitos humanos na educação, educação inclusiva e especificamente sobre os com altas habilidades/superdotação, definindo e descrevendo suas principais características, com base nas contribuições de autores renomados. Além disso, são identificados desafios na identificação e atendimento desses estudantes, bem como são discutidas estratégias e práticas inclusivas para promover seu pleno desenvolvimento. Este estudo contribui para a compreensão da relação entre direitos humanos e educação básica inclusiva, ressaltando a importância de políticas e práticas educacionais que reconheçam e valorizem a diversidade de habilidades e potencialidades de todos, incluindo aqueles com altas habilidades/superdotação. Essa abordagem não beneficia apenas esses estudantes individualmente, mas também contribui para uma sociedade mais justa e equitativa, onde todos têm a oportunidade de alcançar seu potencial máximo.