O ensino de ciências enfrenta, constantemente, diversos desafios, como a complexidade dos conteúdos, ausência de conexão com o cotidiano dos estudantes e a necessidade de tornar as aulas mais significativas. Nesse contexto, o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) surge como uma ferramenta promissora a partir de uma abordagem que visa ampliar as oportunidades de desenvolvimento de cada aluno por meio do planejamento pedagógico contínuo aliado ao uso de mídias digitais. No entanto, embora o DUA já tenha percorrido um longo caminho desde a sua origem, a sua aplicação na educação e, sobretudo, no ensino de conteúdos científicos, ainda não é amplamente difundida tornando relevante conhecer e propagar práticas que o empreguem como abordagem inclusiva e facilitadora do processo educativo. Portanto, este estudo teve como objetivo realizar um levantamento de pesquisas que aplicam a abordagem do DUA, seja de forma direta ou indireta, no ensino de Ciências. O levantamento foi realizado no Periódico Capes, a partir de critérios de inclusão, isto é, artigos científicos publicados entre 2021 a 2024 em língua portuguesa. Foram encontrados três estudos: um de revisão sistemática focado no ensino fundamental e dois que relatam o planejamento e desenvolvimento de atividades educacionais baseadas no DUA para o nível superior. Os achados desses estudos foram considerados positivos, demonstrando a viabilidade da aplicação dos princípios do DUA para facilitar a aprendizagem no ensino de Ciências bem como reconhecer a pluralidade dos indivíduos que compõem a sala de aula. Contudo, dada à escassez de estudos, e considerando o DUA uma abordagem inclusiva e potencializadora, é necessário que, no Brasil, haja mais divulgações acerca das bases teóricas dessa abordagem cuja aplicação auxilia na ressignificação das formas de ensinar.