A matemática desafia a classificação de ciência exata ao revelar sua conexão intrínseca com as ciências humanas, transcendendo os limites do ambiente educacional para influenciar o contexto social. Nesse sentido, o ensino matemático, quando significativo e inclusivo, vai além da promoção de competências técnicas, desempenhando também, um papel vital na formação integral do indivíduo. Dessa forma, este trabalho representa a fase inicial de uma pesquisa em andamento que busca realizar uma análise comparativa entre o currículo de matemática e sua prática pedagógica, visando promover um ensino de matemática mais significativo e inclusivo. Para esta etapa inicial, foi adotado uma abordagem qualitativa, focando na análise dos documentos que delineiam os princípios e diretrizes do ensino de matemática de alguns estados brasileiros, o currículo. Nosso objetivo é compreender como o ensino de matemática é estruturado para favorecer uma aprendizagem mais significativa e inclusiva que se estenda para além dos muros da escola. Assim, visando assegurar uma representatividade mais abrangente para o estudo em questão a seleção dos estados para a análise foi baseada no maior índice populacional de cada região demográfica do Brasil. Os resultados revelaram que, devido a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelecer diretrizes para o ensino em todo o país, todos os currículos analisados apresentam uma estrutura e enfoque educacional semelhantes. No entanto, ao analisarmos estados tão distintos, identificamos particularidades em cada um dos currículos, que convergem para a defesa de um ensino matemático mais significativo, baseado em concepções que vão para além do tradicional. Embora essa abordagem teórica apresente resultados promissores, a aplicação prática pode apresentar desafios distintos.