É indiscutível o papel da Literatura nos processos formativos ao longo da educação básica. Especialmente quando se pensa em educação inclusiva, os educadores buscam refletir diferentes estratégias para trabalhar a Literatura em sala de aula levando em consideração a diversidade e as práticas de educação integradoras das pessoas com deficiência. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é apresentar uma proposta de mediação de leitura literária que tenha como escopo a promoção da inclusão de pessoas com deficiência visual, tendo-se como ferramenta básica o uso do gênero podcast. Assim, adotamos a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo para desenvolvimento do trabalho, bem como, norteamos a proposta tendo como subsídio teórico as perspectivas discutidas principalmente por Candido (1989), ao tratar a Literatura como instrumento de humanização e como um direito humano; por Freire (2013, 2015) em relação ao uso do Podcast enquanto uma tecnologia da comunicação e sua inserção nos meios educacionais no contexto brasileiro; bem como recorremos aos estudos já desenvolvidos por Fontana (2013) e Lopes (2021) acerca da mediação literária para pessoas com deficiência visual. Espera-se que a proposta apresentada contribua significativamente para a construção de possíveis caminhos para uma educação mais inclusiva, na qual seja possível a criação de estratégias mais igualitárias de acesso à literatura.