O presente trabalho buscou analisar o contexto do ensino da Química Orgânica na educação básica, especificamente nas turmas dos nonos anos, com o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem a partir de metodologias e recursos de fácil acesso. Desse modo, consolidando os conteúdos essenciais para a compreensão nessa etapa do processo de formação. Desse modo, as aulas buscaram contemplar uma sequência de construção de conceitos e, posteriormente, aplicação a partir de uma aula experimental, incluindo a utilização de massa de modelar e palitos, a fim de representar moléculas. A aula experimental pode ser desenvolvida tanto com os alunos da educação básica como também do Ensino Médio, pois a partir da construção das moléculas, os alunos conseguem aplicar conceitos de ligações covalentes, tetravalência do elemento químico carbono, classificação de cadeia carbônica. Portanto, a partir das aulas teórica e experimental, o ensino torna-se significativo e facilita a compreensão dos conteúdos que constam na ementa dos nonos anos, a princípio para alunos que apresentam Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, pois é uma atividade que o aluno é o protagonista para o resultado da molécula representada.