A inclusão social e os direitos humanos na educação são fundamentais para o desenvolvimento de sociedades mais justas e equitativas. Eles garantem que todos os indivíduos, independentemente de suas condições físicas, socioeconômicas, culturais ou de qualquer outra natureza, tenham acesso igualitário a oportunidades educacionais de qualidade. A educação inclusiva não apenas promove o respeito à diversidade e a valorização das diferenças, mas também capacita os indivíduos a participarem plenamente de todas as esferas da vida social, econômica e política. A pesquisa bibliográfica proposta focou na análise de documentos, livros, artigos científicos e relatórios sobre inclusão social e direitos humanos na educação, com um olhar especial para o contexto do Amapá. Este estudo buscou como objetivo, compreender as práticas e políticas educacionais inclusivas implementadas no estado, avaliando seu alinhamento com os princípios dos direitos humanos e seu impacto na promoção de uma educação acessível e equitativa para todos os estudantes, independentes de suas diversidades. Nossos resultados consideram que implementar princípios de inclusão e direitos humanos na educação é essencial para romper ciclos de exclusão e discriminação, contribuindo para a construção de comunidades resilientes, informadas e conscientes de seus direitos e responsabilidades.