Trata-se de um estudo de natureza qualitativa cujo principal objetivo é refletir sobre concepções de professores acerca de temas que envolvem inclusão, educação e matemática. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo, na qual os dados foram obtidos por meio de um questionário apresentado a professores que ensinam matemática nos diferentes níveis da escola básica. As perguntas foram direcionadas a concepções que se referem especificamente à Educação Especial, Educação Inclusiva e Matemática. A partir das respostas obtidas nos questionários, pode-se concluir que, apesar dos temas estarem sendo muitos discutidos nos dias atuais, ainda é bastante comum que muitas dúvidas cerquem os professores em relação a muitas das questões referente aos temas, especificamente alguns professores ainda têm dúvidas sobre a utilização dos termos Educação Especial e Educação Inclusiva e seus significados. O estudo ainda traz uma fundamentação teórica em diretrizes educacionais que tratam sobre o tema inclusão, à luz dos quais se reflete sobre os dados obtidos na pesquisa. Acredita-se que seja de fundamental importância que na formação inicial de professores, o tema seja abordado em profundidade, bem como na formação continuada para os professores que não foram contemplados com tais estudos sobre educação inclusiva durante o curso de licenciatura.