TAE -M E AS DIFICULDADES EM MATEMÁTICA: ESTRATÉGIAS DE IDENTIFICAÇÃO E INTERVENÇÃO
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108452 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 603 "inscrito_id" => 2215 "titulo" => "TAE -M E AS DIFICULDADES EM MATEMÁTICA: ESTRATÉGIAS DE IDENTIFICAÇÃO E INTERVENÇÃO" "resumo" => "A Matemática desempenha um papel fundamental na vida do aprendente, impactando diretamente seu desenvolvimento acadêmico e pessoal. Alunos que enfrentam dificuldades nesse componente podem se sentir excluídos e propensos ao fracasso. Diante disso, é crucial oferecer intervenções adequadas e acolhimento por meio de práticas educativas eficazes, que criem um ambiente propício para a aprendizagem. As dificuldades em aprender Matemática podem estar relacionadas a Transtornos ou Dificuldades de aprendizagem, sendo a discalculia um exemplo, impactando diretamente o desenvolvimento das habilidades numéricas e, consequentemente, a compreensão do componente curricular. Este estudo visa aprofundar a compreensão da diferença entre Dificuldades de Aprendizagem e o Transtorno de Aprendizagem Específico da Matemática (TAE-M), oferecendo uma definição precisa do TAE-M e destacando as habilidades particulares que são afetadas por esse transtorno. Através de uma revisão detalhada da literatura existente, busca-se não apenas elucidar as características e os impactos do TAE-M na aprendizagem matemática, mas também fornecer conhecimentos para educadores, profissionais da saúde e pais. Estes que, podem ser conhecimentos norteadores para práticas de identificação precoce e intervenção eficaz em casos de TAE-M, com o objetivo de melhorar o desempenho acadêmico e o bem-estar geral dos alunos afetados. Ao reunir conhecimentos provenientes de diversas fontes acadêmicas, esperamos que este artigo possa contribuir para o avanço do campo da Educação Matemática Inclusiva, assim como também, para a promoção de uma abordagem humanizada no ensino de Matemática" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10 - Educação Matemática inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID2215_TB603_25032024215518.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "Carla de Araújo" "autor_email" => "tapcarla@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108452 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 603 "inscrito_id" => 2215 "titulo" => "TAE -M E AS DIFICULDADES EM MATEMÁTICA: ESTRATÉGIAS DE IDENTIFICAÇÃO E INTERVENÇÃO" "resumo" => "A Matemática desempenha um papel fundamental na vida do aprendente, impactando diretamente seu desenvolvimento acadêmico e pessoal. Alunos que enfrentam dificuldades nesse componente podem se sentir excluídos e propensos ao fracasso. Diante disso, é crucial oferecer intervenções adequadas e acolhimento por meio de práticas educativas eficazes, que criem um ambiente propício para a aprendizagem. As dificuldades em aprender Matemática podem estar relacionadas a Transtornos ou Dificuldades de aprendizagem, sendo a discalculia um exemplo, impactando diretamente o desenvolvimento das habilidades numéricas e, consequentemente, a compreensão do componente curricular. Este estudo visa aprofundar a compreensão da diferença entre Dificuldades de Aprendizagem e o Transtorno de Aprendizagem Específico da Matemática (TAE-M), oferecendo uma definição precisa do TAE-M e destacando as habilidades particulares que são afetadas por esse transtorno. Através de uma revisão detalhada da literatura existente, busca-se não apenas elucidar as características e os impactos do TAE-M na aprendizagem matemática, mas também fornecer conhecimentos para educadores, profissionais da saúde e pais. Estes que, podem ser conhecimentos norteadores para práticas de identificação precoce e intervenção eficaz em casos de TAE-M, com o objetivo de melhorar o desempenho acadêmico e o bem-estar geral dos alunos afetados. Ao reunir conhecimentos provenientes de diversas fontes acadêmicas, esperamos que este artigo possa contribuir para o avanço do campo da Educação Matemática Inclusiva, assim como também, para a promoção de uma abordagem humanizada no ensino de Matemática" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10 - Educação Matemática inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID2215_TB603_25032024215518.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "Carla de Araújo" "autor_email" => "tapcarla@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }