A Matemática desempenha um papel fundamental na vida do aprendente, impactando diretamente seu desenvolvimento acadêmico e pessoal. Alunos que enfrentam dificuldades nesse componente podem se sentir excluídos e propensos ao fracasso. Diante disso, é crucial oferecer intervenções adequadas e acolhimento por meio de práticas educativas eficazes, que criem um ambiente propício para a aprendizagem. As dificuldades em aprender Matemática podem estar relacionadas a Transtornos ou Dificuldades de aprendizagem, sendo a discalculia um exemplo, impactando diretamente o desenvolvimento das habilidades numéricas e, consequentemente, a compreensão do componente curricular. Este estudo visa aprofundar a compreensão da diferença entre Dificuldades de Aprendizagem e o Transtorno de Aprendizagem Específico da Matemática (TAE-M), oferecendo uma definição precisa do TAE-M e destacando as habilidades particulares que são afetadas por esse transtorno. Através de uma revisão detalhada da literatura existente, busca-se não apenas elucidar as características e os impactos do TAE-M na aprendizagem matemática, mas também fornecer conhecimentos para educadores, profissionais da saúde e pais. Estes que, podem ser conhecimentos norteadores para práticas de identificação precoce e intervenção eficaz em casos de TAE-M, com o objetivo de melhorar o desempenho acadêmico e o bem-estar geral dos alunos afetados. Ao reunir conhecimentos provenientes de diversas fontes acadêmicas, esperamos que este artigo possa contribuir para o avanço do campo da Educação Matemática Inclusiva, assim como também, para a promoção de uma abordagem humanizada no ensino de Matemática