O presente artigo, apresenta-se como um breve estudo teórico e reflexivo sobre as implicações da inclusão do deficiente intelectual no contexto do ensino regular. Trata-se de uma pesquisa teórica e de caráter qualitativo, cujo objetivo é apresentar a inclusão escolar do deficiente intelectual, sendo uma das especificidades mais complexas e debatidas para possíveis meios de intervenções quanto ao seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, tema este muito abordado na educação escolar rumo à inclusão. Descreve um breve histórico da educação especial e os aspectos legais referentes ao estudante público da educação especial, assim como caracteriza a deficiência debatida proporcionando caminhos de mediações pedagógicas ao seu processo educacional. Obteve-se como resultado, a verificação de compreender a deficiência intelectual como um modo peculiar de intervenções referente ao seu processo de ensino e aprendizagem, oportunizando a compreensão de que todos apresentam capacidades para aprender no contexto escolar, porém, cada indivíduo é único, e o professor necessita compreender a especificidade de cada estudante e proporcionar as mediações pedagógicas correspondentes as suas singularidades de aprendizagem.