CONSTRUINDO CAMINHOS INCLUSIVOS: MINICURSO SOBRE ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÃO DE PESSOAS COM AUTISMO
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108059 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 78 "inscrito_id" => 1887 "titulo" => "CONSTRUINDO CAMINHOS INCLUSIVOS: MINICURSO SOBRE ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÃO DE PESSOAS COM AUTISMO" "resumo" => "Conhecer e aplicar estratégias para a inclusão de pessoas com autismo é crucial por diversos motivos, refletindo não apenas um compromisso ético e moral, mas também trazendo benefícios significativos para os indivíduos, para a sociedade e para o ambiente educacional. Com isso, o presente trabalho explora estratégias no âmbito educacional e social que são eficazes para promover a inclusão de pessoas com autismo em diversos contextos, destacando a importância de abordagens personalizadas e adaptativas. Ao reconhecer a singularidade do espectro autista, discutimos a relevância de estratégias pedagógicas que levem em consideração as diferentes necessidades sensoriais, cognitivas e comunicativas dos indivíduos. Além disso, examinamos a integração da tecnologia como uma ferramenta facilitadora na promoção da inclusão, destacando aplicativos e sites que podem ser empregados de maneira eficaz. A ênfase na valorização dos interesses individuais e na criação de ambientes educacionais que fomentem a interação social e o desenvolvimento é importante para o êxito das estratégias de inclusão. Portanto, o trabalho fornece orientações práticas para educadores, profissionais e comunidade, visando à construção de uma sociedade inclusiva e respeitosa com a diversidade presente no espectro do autismo. E por fim, conclui-se que, investir no conhecimento e aplicação dessas estratégias não é apenas uma responsabilidade ética, mas também um passo fundamental para o enriquecimento e desenvolvimento harmônico da comunidade como um todo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1887_TB78_06062024183115.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILLY KATHERINE MACIEL BARBOZA" "autor_nome_curto" => "EMILLY" "autor_email" => "emillykatherine123@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108059 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 78 "inscrito_id" => 1887 "titulo" => "CONSTRUINDO CAMINHOS INCLUSIVOS: MINICURSO SOBRE ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÃO DE PESSOAS COM AUTISMO" "resumo" => "Conhecer e aplicar estratégias para a inclusão de pessoas com autismo é crucial por diversos motivos, refletindo não apenas um compromisso ético e moral, mas também trazendo benefícios significativos para os indivíduos, para a sociedade e para o ambiente educacional. Com isso, o presente trabalho explora estratégias no âmbito educacional e social que são eficazes para promover a inclusão de pessoas com autismo em diversos contextos, destacando a importância de abordagens personalizadas e adaptativas. Ao reconhecer a singularidade do espectro autista, discutimos a relevância de estratégias pedagógicas que levem em consideração as diferentes necessidades sensoriais, cognitivas e comunicativas dos indivíduos. Além disso, examinamos a integração da tecnologia como uma ferramenta facilitadora na promoção da inclusão, destacando aplicativos e sites que podem ser empregados de maneira eficaz. A ênfase na valorização dos interesses individuais e na criação de ambientes educacionais que fomentem a interação social e o desenvolvimento é importante para o êxito das estratégias de inclusão. Portanto, o trabalho fornece orientações práticas para educadores, profissionais e comunidade, visando à construção de uma sociedade inclusiva e respeitosa com a diversidade presente no espectro do autismo. E por fim, conclui-se que, investir no conhecimento e aplicação dessas estratégias não é apenas uma responsabilidade ética, mas também um passo fundamental para o enriquecimento e desenvolvimento harmônico da comunidade como um todo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1887_TB78_06062024183115.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILLY KATHERINE MACIEL BARBOZA" "autor_nome_curto" => "EMILLY" "autor_email" => "emillykatherine123@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }