Conhecer e aplicar estratégias para a inclusão de pessoas com autismo é crucial por diversos motivos, refletindo não apenas um compromisso ético e moral, mas também trazendo benefícios significativos para os indivíduos, para a sociedade e para o ambiente educacional. Com isso, o presente trabalho explora estratégias no âmbito educacional e social que são eficazes para promover a inclusão de pessoas com autismo em diversos contextos, destacando a importância de abordagens personalizadas e adaptativas. Ao reconhecer a singularidade do espectro autista, discutimos a relevância de estratégias pedagógicas que levem em consideração as diferentes necessidades sensoriais, cognitivas e comunicativas dos indivíduos. Além disso, examinamos a integração da tecnologia como uma ferramenta facilitadora na promoção da inclusão, destacando aplicativos e sites que podem ser empregados de maneira eficaz. A ênfase na valorização dos interesses individuais e na criação de ambientes educacionais que fomentem a interação social e o desenvolvimento é importante para o êxito das estratégias de inclusão. Portanto, o trabalho fornece orientações práticas para educadores, profissionais e comunidade, visando à construção de uma sociedade inclusiva e respeitosa com a diversidade presente no espectro do autismo. E por fim, conclui-se que, investir no conhecimento e aplicação dessas estratégias não é apenas uma responsabilidade ética, mas também um passo fundamental para o enriquecimento e desenvolvimento harmônico da comunidade como um todo.