Cada vez mais, entendemos que a escola tem um papel social importante, que vai além do processo de ensino-aprendizagem de conteúdos escolares, é um ambiente de interação, socialização e mudanças constantes, onde os alunos têm a oportunidade de se desenvolverem plenamente e em todas as esferas, inclusive na socioemocional. Estratégias que promovem a regulação emocional podem e devem ser estimuladas desde cedo, tendo em vista que, quando as crianças desenvolvem essas habilidades são capazes de gerir mais facilmente os impactos emocionais e os desafios da vida. Este relato de experiência tem como objetivo apresentar ações desenvolvidas pela equipe de educação inclusiva do sistema municipal de ensino de Guarabira/PB, destacando a importância das estratégias e possibilidades de intervenções que auxiliam na autorregulação emocional de crianças e adolescentes no contexto escolar. Os resultados indicam que a autorregulação emocional contribui para o ajustamento comportamental dos alunos, além de trabalhar o autocontrole e prevenir situações em que possivelmente podem ser diagnosticados com desequilíbrio emocional no futuro.