O ensino colaborativo desempenha um papel indispensável na sala de aula regular, a colaboração está relacionada com a contribuição, ou seja, o indivíduo deve interagir com o outro, existindo ajuda mútua ou unilateral. Os profissionais da sala de recursos multifuncionais se unem para desenvolver estratégias, para que o docente da classe regular e o professor de educação especial estejam trabalhando em conjunto, assim promova realmente um ensino e uma sala de aula mais inclusiva para todos os alunos, os estudantes com alguma deficiência intelectual ou dificuldade de ensino e aprendizagem possa acompanhar os conteúdos desenvolvidos. O objetivo deste artigo é de informar sobre a educação inclusiva e a sala do AEE para crianças portadoras do transtorno do espectro autista (TEA), sobre o ensino colaborativo para professores regentes visando o apoio do professor de educação especial com ajuda na sala de aula comum. O presente trabalho é uma revisão bibliográfica, tomamos como base metodológica a pesquisa qualitativa, como resultados, apresentamos algumas áreas possíveis sobre o tema que aborda resultados positivos em alguns países. Nesse sentido, o ensino colaborativo e a construção para novos conhecimentos e experiências educacionais, dessa forma, o mesmo já se mostra com esse olhar para uma inclusão escolar envolvendo aprendizagem contínua que deve ocorrer de forma estratégica e promissora, assim seja, de modo efetiva e de qualidade.