O presente trabalho trata de uma pesquisa qualitativa que visa analisar experiências de ensino da Libras para alunos surdos em sala de atendimento educacional especializado - AEE, buscando aprimorar a prática do uso da língua de sinais no ambiente escolar. A escolha deste trabalho foi motivada pelas experiências do uso da língua de sinais por alunos surdos, visto que os alunos usavam gestos caseiros antes de estarem inseridos na sala do AEE e com interprete em sala de aula. A pesquisa foi desenvolvida através do atendimento educacional especializado junto com a professora titular da sala e tem como metodologia a pesquisa-ação. Nesse sentido, esse trabalho foi desenvolvido partindo da perspectiva da Língua de sinais e vivências surdas através das experiências vivenciadas entre os pares como um elemento importante para a formação da identidade do surdo, valorizando a sua apropriação cultural e partindo desse contexto conhecer como acontece esse processo de apropriação da sua cultura como um todo na comunidade surda, pois, a experiência com o outro é importante, pois mostra toda a vivência dos surdos em sua história no qual sua cultura permanece viva em todos os contextos da comunidade surda, buscou-se então a autora Karin Strobel (2008) menciona em seu livro As imagens do outro sobre a cultura surda, envolve várias experiências do povo surdo. Os resultados apontam que as interações no ambiente da sala de recursos multifuncionais entre os alunos surdos, a intérprete e a professora do AEE têm promovido experiências significativas que colaboram para o processo de inclusão dos alunos surdos.