Compreendendo que estamos vivenciando a chamada sociedade da informação, portanto faz-se necessário entender o papel da inclusão no âmbito da educação como um agregador que oferece recursos para o enriquecimento dos processos didático-pedagógicos para pessoas com deficiência. Refletir sobre os Mapas Conceituais como ferramenta adaptativa e facilitadora de aprendizagem nos permite enxergar a educação sob uma ótica em que o novo pode agregar valores às práticas, problematizando o uso e a eficácia de tais recursos. Ministrar aulas de ciências para estudantes com dificuldade auditiva, sempre será um grande desafio no ensino fundamental. O professor de ciências de estudantes surdas encontra inquietações a cerca dos métodos e estratégias de ensino para estas estudantes, é justificável portanto estudos para desenvolvimento de instrumentos que venham possibilitar êxito na escolarização destas estudantes. Para tanto, este trabalho tem o objetivo de fazer uma revisão bibliográfica acerca das possibilidades e implicações do uso de mapas conceituais como estratégia facilitadora do processo de aprendizagem de Ciências Naturais para estudantes surdos. O trabalho ainda em andamento vai servir de subsídio para pesquisas mais aprofudanadas sobre o tema e referencial teórico para dissertação de mestrado em programa de Educação Inclusiva, promovendo assim um produto educacional afim de propor o desenvolvimento de competências da área de Ciências Naturais em estudantes com surdez.