MAPAS CONCEITUAIS DE CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108424 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 565 "inscrito_id" => 2922 "titulo" => "MAPAS CONCEITUAIS DE CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "Compreendendo que estamos vivenciando a chamada sociedade da informação, portanto faz-se necessário entender o papel da inclusão no âmbito da educação como um agregador que oferece recursos para o enriquecimento dos processos didático-pedagógicos para pessoas com deficiência. Refletir sobre os Mapas Conceituais como ferramenta adaptativa e facilitadora de aprendizagem nos permite enxergar a educação sob uma ótica em que o novo pode agregar valores às práticas, problematizando o uso e a eficácia de tais recursos. Ministrar aulas de ciências para estudantes com dificuldade auditiva, sempre será um grande desafio no ensino fundamental. O professor de ciências de estudantes surdas encontra inquietações a cerca dos métodos e estratégias de ensino para estas estudantes, é justificável portanto estudos para desenvolvimento de instrumentos que venham possibilitar êxito na escolarização destas estudantes. Para tanto, este trabalho tem o objetivo de fazer uma revisão bibliográfica acerca das possibilidades e implicações do uso de mapas conceituais como estratégia facilitadora do processo de aprendizagem de Ciências Naturais para estudantes surdos. O trabalho ainda em andamento vai servir de subsídio para pesquisas mais aprofudanadas sobre o tema e referencial teórico para dissertação de mestrado em programa de Educação Inclusiva, promovendo assim um produto educacional afim de propor o desenvolvimento de competências da área de Ciências Naturais em estudantes com surdez." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 09 - Ensino de ciências na educação inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID2922_TB565_09062024201411.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSLEY MAYCON DE SOUSA NÓBREGA" "autor_nome_curto" => "JOSLEY" "autor_email" => "biojosley@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108424 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 565 "inscrito_id" => 2922 "titulo" => "MAPAS CONCEITUAIS DE CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "Compreendendo que estamos vivenciando a chamada sociedade da informação, portanto faz-se necessário entender o papel da inclusão no âmbito da educação como um agregador que oferece recursos para o enriquecimento dos processos didático-pedagógicos para pessoas com deficiência. Refletir sobre os Mapas Conceituais como ferramenta adaptativa e facilitadora de aprendizagem nos permite enxergar a educação sob uma ótica em que o novo pode agregar valores às práticas, problematizando o uso e a eficácia de tais recursos. Ministrar aulas de ciências para estudantes com dificuldade auditiva, sempre será um grande desafio no ensino fundamental. O professor de ciências de estudantes surdas encontra inquietações a cerca dos métodos e estratégias de ensino para estas estudantes, é justificável portanto estudos para desenvolvimento de instrumentos que venham possibilitar êxito na escolarização destas estudantes. Para tanto, este trabalho tem o objetivo de fazer uma revisão bibliográfica acerca das possibilidades e implicações do uso de mapas conceituais como estratégia facilitadora do processo de aprendizagem de Ciências Naturais para estudantes surdos. O trabalho ainda em andamento vai servir de subsídio para pesquisas mais aprofudanadas sobre o tema e referencial teórico para dissertação de mestrado em programa de Educação Inclusiva, promovendo assim um produto educacional afim de propor o desenvolvimento de competências da área de Ciências Naturais em estudantes com surdez." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 09 - Ensino de ciências na educação inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID2922_TB565_09062024201411.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSLEY MAYCON DE SOUSA NÓBREGA" "autor_nome_curto" => "JOSLEY" "autor_email" => "biojosley@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }