A infância é uma das fases mais importantes da vida dos sujeitos, pois este está em processo de apreensão de um mundo que é histórico, social, com estigmas e regras pré-estabelecidas. Entender a infância, em especial a primeira infância, de uma forma não biologicista pautada apenas em um desenvolvimento apenas cognitivo e motor, é essencial para pensarmos em uma existência na qual sejam exploradas as potencialidades dos sujeitos. Portugal (2009) salienta que na primeira infância, as experiências de vida serão essenciais, determinante na vida adulta, pois é na nesta fase que o sujeito começa a apreender o mundo de forma física e verbal, de modo a explorar o seio social. A pesquisa consiste numa investigação das práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas e como estas podem possibilitar o desenvolvimento das crianças de forma inclusiva. Assim como também analisaremos se o modelo de ensino ofertado, as intervenções e estratégias pedagógicas impulsionam a criatividade das crianças na primeira infância. Deste modo, auxiliando professores, acadêmicos e profissionais de áreas afins, a compreenderem a potencialidade existente em um fazer educacional pautado na transdisciplinaridade, inclusão e criatividade. O escopo metodológico, da pesquisa seguirá a partir dos pressupostos da pesquisa em educação amparadas no referencial teórico da complexidade e da transdisciplinaridade Morin (1994), assim como seguirá a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2010/1977). Os resultados da pesquisa se objetivam a partir da anuência da instituição da qual será efetivada, assim como a inserção no grupo de pesquisa de modo que estão sendo enviados estudos teóricos-bibliográficos para investigar o objeto de estudo.