INTERVENÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108344 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 460 "inscrito_id" => 1799 "titulo" => "INTERVENÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA" "resumo" => "Este estudo apresenta um relato de experiência vivenciado durante o estágio supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é analisar experiências ou intervenções que implicam resultados satisfatórios de docência na perspectiva de inclusão na EJA. A pesquisa foi desenvolvida no período de setembro a novembro de 2023, com carga horária de 135 horas, na Escola Estadual de Ensino Fundamental que atende alunos com deficiências e é localizada no centro da cidade de Belém-Pará. A turma observada e analisada contava com dezoito (18) educandos com diferentes deficiências: TEA (Transtorno do Espectro Autista), Síndrome de Down (SD), múltiplas deficiências, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) e outros sem diagnóstico, porém com indícios de DI (Deficiência Intelectual), e a maioria deles possuía dificuldades de aprendizagem, e uma estudante sem deficiência aparente. Do total de alunos, a frequência quase sempre era de 3 a 5 deles. A metodologia da pesquisa está baseada em observação, registros e intervenções didáticas. Houve duas regências: o bingo das sílabas e a equilíbrio motor. Esta última dividiu-se em duas etapas, uma de pintura e outra de equilíbrio motor. Nesta regência, três estudantes participaram: um com TEA, um com SD e uma sem deficiência. Na intervenção de equilíbrio motor participaram três alunos: 1 com TEA, outro com SD e outra com possível DI. Os resultados indicam que as intervenções surtiram efeitos positivos na socialização dos educandos e no estímulo à aprendizagem. Concluiu-se que os alunos da EJA com deficiência necessitam de práticas pedagógicas com a perspectiva da inclusão, e que, para isto, é fundamental o(a) professor(a) estar qualificado(a) e transformar a sala de aula em espaço de socialização e de incentivo à aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 08 - Aprendizagem e Educação de Jovens, Adultos e Idosos na Perspectiva Inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1799_TB460_06062024202336.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CREUSA CHAVES CAMPOS" "autor_nome_curto" => "MARIA CREUSA" "autor_email" => "creoschindlerneider@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108344 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 460 "inscrito_id" => 1799 "titulo" => "INTERVENÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA" "resumo" => "Este estudo apresenta um relato de experiência vivenciado durante o estágio supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é analisar experiências ou intervenções que implicam resultados satisfatórios de docência na perspectiva de inclusão na EJA. A pesquisa foi desenvolvida no período de setembro a novembro de 2023, com carga horária de 135 horas, na Escola Estadual de Ensino Fundamental que atende alunos com deficiências e é localizada no centro da cidade de Belém-Pará. A turma observada e analisada contava com dezoito (18) educandos com diferentes deficiências: TEA (Transtorno do Espectro Autista), Síndrome de Down (SD), múltiplas deficiências, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) e outros sem diagnóstico, porém com indícios de DI (Deficiência Intelectual), e a maioria deles possuía dificuldades de aprendizagem, e uma estudante sem deficiência aparente. Do total de alunos, a frequência quase sempre era de 3 a 5 deles. A metodologia da pesquisa está baseada em observação, registros e intervenções didáticas. Houve duas regências: o bingo das sílabas e a equilíbrio motor. Esta última dividiu-se em duas etapas, uma de pintura e outra de equilíbrio motor. Nesta regência, três estudantes participaram: um com TEA, um com SD e uma sem deficiência. Na intervenção de equilíbrio motor participaram três alunos: 1 com TEA, outro com SD e outra com possível DI. Os resultados indicam que as intervenções surtiram efeitos positivos na socialização dos educandos e no estímulo à aprendizagem. Concluiu-se que os alunos da EJA com deficiência necessitam de práticas pedagógicas com a perspectiva da inclusão, e que, para isto, é fundamental o(a) professor(a) estar qualificado(a) e transformar a sala de aula em espaço de socialização e de incentivo à aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 08 - Aprendizagem e Educação de Jovens, Adultos e Idosos na Perspectiva Inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1799_TB460_06062024202336.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CREUSA CHAVES CAMPOS" "autor_nome_curto" => "MARIA CREUSA" "autor_email" => "creoschindlerneider@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }