O USO DE APLICATIVO GRATUITO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM TEA
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108153 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 197 "inscrito_id" => 333 "titulo" => "O USO DE APLICATIVO GRATUITO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM TEA" "resumo" => "O presente estudo tem o intuito de compartilhar uma experiência profissional utilizando o aplicativo digital da Play Store com o jogo Conhecendo as cores. Ele foi utilizado como recurso pedagógico através do uso da tecnologia no ambiente educacional. o presente trabalho apresenta como objetivo geral analisar como a tecnologia pode ser empregada para promover a autonomia e autodeterminação de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trata-se de um estudo descritivo através de uma intervenção pedagógica. O instrumento utilizado foi uma intervenção pedagógica com um estudante com TEA a partir de aulas expositivas e práticas, utilizando um aplicativo livre como recurso pedagógico. Autores como Moran (2012), Masetto (2013), De acordo com Amaral e Santos (2020), já evidenciam como o uso da tecnologia vem se tornando cada vez mais comum e ao mesmo tempo necessário no ambiente educacional. Ao introduzir a tecnologia de forma cuidadosa e personalizada, levando em consideração as necessidades individuais de cada estudante com TEA, é possível criar um ambiente educacional mais inclusivo, promovendo a participação ativa e autônoma e o desenvolvimento da aprendizagem. É notável que a tecnologia oferece possiblidades diversas na promoção da aprendizagem de estudantes com TEA e o jogo, como recurso pedagógico, contribui de forma positiva na consolidação desse processo. Além da ludicidade e interatividade, proporcionam momentos de descontração e divertimento, possibilitando uma maneira envolvente e lúdica de aprender. Os resultados obtidos indicam que o jogo digital contribui de forma lúdica e interativa como um recurso favorável para o aprendizado e que a tecnologia oferece um leque de possiblidades para a construção do conhecimento no contexto educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID333_TB197_26062024083910.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDENICE SEVERINA DE LIMA MELO" "autor_nome_curto" => "VALDENICE LIMA" "autor_email" => "valdenicelima.melo@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108153 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 197 "inscrito_id" => 333 "titulo" => "O USO DE APLICATIVO GRATUITO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM TEA" "resumo" => "O presente estudo tem o intuito de compartilhar uma experiência profissional utilizando o aplicativo digital da Play Store com o jogo Conhecendo as cores. Ele foi utilizado como recurso pedagógico através do uso da tecnologia no ambiente educacional. o presente trabalho apresenta como objetivo geral analisar como a tecnologia pode ser empregada para promover a autonomia e autodeterminação de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trata-se de um estudo descritivo através de uma intervenção pedagógica. O instrumento utilizado foi uma intervenção pedagógica com um estudante com TEA a partir de aulas expositivas e práticas, utilizando um aplicativo livre como recurso pedagógico. Autores como Moran (2012), Masetto (2013), De acordo com Amaral e Santos (2020), já evidenciam como o uso da tecnologia vem se tornando cada vez mais comum e ao mesmo tempo necessário no ambiente educacional. Ao introduzir a tecnologia de forma cuidadosa e personalizada, levando em consideração as necessidades individuais de cada estudante com TEA, é possível criar um ambiente educacional mais inclusivo, promovendo a participação ativa e autônoma e o desenvolvimento da aprendizagem. É notável que a tecnologia oferece possiblidades diversas na promoção da aprendizagem de estudantes com TEA e o jogo, como recurso pedagógico, contribui de forma positiva na consolidação desse processo. Além da ludicidade e interatividade, proporcionam momentos de descontração e divertimento, possibilitando uma maneira envolvente e lúdica de aprender. Os resultados obtidos indicam que o jogo digital contribui de forma lúdica e interativa como um recurso favorável para o aprendizado e que a tecnologia oferece um leque de possiblidades para a construção do conhecimento no contexto educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID333_TB197_26062024083910.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDENICE SEVERINA DE LIMA MELO" "autor_nome_curto" => "VALDENICE LIMA" "autor_email" => "valdenicelima.melo@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }