O presente trabalho apresenta um compilado das minhas pesquisas sobre a Educação em e para os Direitos Humanos, busco relatar as origens dos meus estudos apresentando reflexões sobre os resultados de pesquisas bibliográficas, de cunho quantitativo e qualitativo. A principal problemática levantada nesta pesquisa se deu a partir do reducionismo, evidenciado nas respostas coletadas nas pesquisas, no que de fato é educar em e para os diretos humanos. A expectativa do estudo, no entanto, era de que a maioria das respostas se concentrassem na formação para respeito, tolerância, criticidade e cidadania, no entanto, fica evidente nas respostas que Direitos Humanos para os entrevistados são apenas leis. Desse modo, a proposta aqui presente é através de fontes bibliográficas definir os Direitos Humanos para além das leis. Para isso, os conceitos e os direcionamentos teóricos base desse trabalho são os textos dos comentadores e autores importantes que construíram uma linha de argumentos acerca dos Direitos Humanos. Por serem de cunho bibliográfico, as minhas pesquisas, que aqui estão sendo explanadas, confirmaram que a dimensão jurídica é a esfera que possui o maior quantitativo em termos de pesquisas na área, com ramificações para as temáticas das violações, deixando aquém as demais dimensões que igualmente são importantes.