O presente artigo buscou por meio de uma investigação teórica, analisar a formação do professor no que se refere à inclusão dos alunos cegos quanto a produção e contribuição de materiais que podem potencializar o ensino de alunos com deficiência visual, como também, a sua ausência desses recursos, pode trazer prejuízos significativos para o desenvolvimento de habilidades e conhecimento. Para que haja de fato uma educação inclusiva é imprescindível que exista oferta da formação continuada proporcionada pelos poderes públicos, em contrapartida, os professores também busquem a capacitação e aperfeiçoamento, afim de proceder a mediação ao receber alunos com necessidades educacionais especiais, visando um ensino que respeite as diferenças e particularidades de cada indivíduo. Para tanto, a metodologia utilizada foi bibliográfica, através do qual se percebe a importância da educação inclusiva reflexiva para os alunos com deficiência visual e as leis que garantem a sua efetiva participação no ensino regular, fazendo com que as escolas busquem novos paradigmas e revejam a ampliação de seu Currículo e de seu Projeto Político Pedagógico, apoiando os professores no processo de ensino-aprendizagem. Através dos resultados da pesquisa, pode-se concluir que é possível que a inclusão se realize, desde que a mesma seja assumida por todos os segmentos políticos, sociais e da comunidade educacional.