O trabalho teve a intenção de analisar como se desenvolve o processo de Inclusão Escolar de crianças com Síndrome de Down em uma escola privada de Bananeiras-PB. Empregou-se uma metodologia qualitativa de investigação, pelo fato de propiciar uma melhor análise reflexiva no aprofundamento dos significados das ações e relações humanas. A princípio, observou-se toda a escola – universo da nossa pesquisa. Em seguida, foi aplicado um questionário aberto aos sujeitos (uma professora das séries iniciais e duas coordenadoras, uma do ensino fundamental I e a outra do fundamental II), com o intuito de extrair destes a compreensão acerca da inclusão das crianças com Síndrome de Down, e saber como ocorre esse processo na escola Educandário Santa Vitória, Bananeiras – PB. A fala das pesquisadas anunciam a preocupação em se atualizarem e ampliarem seus conhecimentos sobre o assunto, reconhecem que na ausência destes, o trabalho fica a desejar, apresentam também uma grande preocupação com a falta de uma equipe multidisciplinar que possa dar apoio clínico e psicopedagógico aos educandos e equipe pedagógica da escola. Pode-se constatar o longo caminho que ainda se tem a percorrer rumo a uma educação inclusiva no Brasil. No entanto, é animador ver alguns passos dados nessa direção. O Educandário Santa Vitória aponta sinais de mudança e comprometimento com a inclusão de todas as pessoas na sua nobre tarefa de educar para a igualdade e justiça social. Fica, portanto, o sonho e o desejo de luta pela inclusão de crianças com Síndrome de Down em todas as escolas desse país. Que garanta não só o acesso, mas a permanência no âmbito escolar, espaço mais adequado para o desenvolvimento do saber científico, que, evidentemente, exige condições mínimas de aprendizagem, tais como: professores capacitados, auxiliares de sala, recursos pedagógicos adequados, apoio da equipe pedagógica da escola e tantas outras questões que não devem ser esquecidas numa sociedade democrática que diz reconhecer em cada cidadão um sujeito de direito.