O presente artigo apresenta uma análise da produção científica sobre a atuação das instituições do terceiro setor direcionadas às pessoas com autismo. Objetivou-se, por meio da revisão de literatura, buscar quais são as últimas pesquisas publicadas na área. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo descritivo, com delineamento do tipo revisão de literatura. A revisão foi operacionalizada mediante a busca eletrônica de dissertações e teses, disponibilizadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O refinamento de pesquisa constituiu-se pelos descritores utilizados, incluindo os termos “autismo” AND “terceiro setor”, sem delimitar um intervalo temporal. O processo de seleção consistiu em analisar: 1) o título; 2) o resumo; e 3) as palavras-chave. Através do processo de refinamento de seleção, foram encontrados 6 registros, sendo 3 dissertações e 3 teses. Destas, foram considerados 2 trabalhos, sendo as duas teses na área da educação. Fica evidente o baixo número de pesquisas com as duas temáticas combinadas: autismo e terceiro setor, assim como a necessidade de estudos que abordem especificamente sobre a atuação das instituições do terceiro setor direcionadas às pessoas com autismo. As duas pesquisas apontam questões como a parceria público/privado e o financiamento, e entram em consenso quando destacam que o repasse financeiro do Estado para as instituições do terceiro setor representa uma “privatização do ensino brasileiro”.