CONSTRUÇÃO DAS FINALIDADES DA ESCOLA: COMO FORMADORA DO CIDADÃO
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Assim, a escola na função de formação para a cidadania pode transformar os alunos em cidadãos mais conscientes e engajados levando-os a uma sociedade mais forte e mais justa. O estudo teve por objetivo desenvolver os conceitos da finalidade da escola na contemporaneidade: como formadora do cidadão. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória, descritiva de abordagem qualitativa, por meio da dimensão conceitual. Diante do corpus empírico constituído, as escolas enquanto protagonista na formação do aluno, possui diferentes finalidades quanto a importância da cidadania como parte da aprendizagem ao longo da vida. O interesse na educação para a cidadania tem crescido, pois é amplamente reconhecido que a compreensão que envolve os alunos sobre a cidadania traz benefícios sociais necessários para manter valores e crenças, formando cidadãos cumpridores da lei, conscientes dos seus deveres e responsabilidades para com o Estado e a sociedade. A pesquisa concluiu, a escola deve conduzir o aluno a ser capaz de refletir sobre si mesmo e sobre a realidade em que vive. A formação cidadã não deve se restringir apenas à esfera intelectual. Para permitir que o aluno desenvolva juízo de valor, tenha discernimento e saiba como agir diante das diversas circunstâncias cotidianas de forma justa, consciente e responsável, essa formação também deve ter como foco a visão crítica da vida." 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