Este artigo relata os resultados de uma intervenção realizada com o componente curricular de "Educação Socioemocional" em uma turma do 1º ano (B) do ensino médio na EREM Severino de Andrade Guerra, em Machados-PE. A pesquisa investigou o papel da educação socioemocional no desenvolvimento abrangente dos alunos com deficiência (AUTISMO) com foco na promoção de habilidades emocionais e sociais essenciais para o sucesso não apenas na vida acadêmica, mas também em outras esferas. Verificamos a abordagem da educação socioemocional e o quanto contribuiu para o fortalecimento das habilidades de autoconsciência, autorregulação emocional, empatia e habilidades sociais dos alunos. A inclusão dessa abordagem no currículo escolar é recomendada como uma estratégia eficaz para promover o desenvolvimento holístico dos alunos e contribuir para a construção de uma sociedade mais resiliente e empática. Destacaremos também a importância dessa abordagem na formação de indivíduos mais conscientes e capacitados para enfrentar os desafios do cotidiano. O desenvolvimento dessas habilidades emocionais e sociais foi considerado fundamental para o bem-estar pessoal dos alunos autistas presente nessa turma. O principal objetivo desse trabalho é integrar a educação socioemocional de forma consistente e estruturada no ambiente escolar, reconhecendo seu potencial para promover não apenas o sucesso acadêmico, mas também o desenvolvimento pessoal e social dos alunos com ou sem deficiência.