O presente ensaio teórico, foi orientado por uma abordagem de pesquisa exploratória que visa examinar as contribuições do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para estudantes ouvintes no contexto do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Com foco central na perspectiva da acessibilidade e respeito à diversidade linguística das escolas, buscamos identificar e analisar os benefícios proporcionados pela inserção do ensino da Libras no ambiente educacional com foco nos estudantes ouvintes. O Desenho Universal para Aprendizagem serve como arcabouço teórico para avaliar estratégias pedagógicas que podem ser aplicadas pensando nas necessidades individuais e que alcancem o maior número de estudantes. Ao investigar as implicações dessa abordagem, buscou-se oferecer insights valiosos sobre como a Libras pode aprimorar a experiência de aprendizado, promovendo um ambiente educacional que considere as diferentes formas de aprender, levando em consideração a importância da diversidade linguística e seus efeitos no desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes. Ao considerar o potencial enriquecedor do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), destaca-se a importância de uma abordagem pedagógica que não apenas proporcione acesso de todos ao conhecimento, mas também estimule a valorização da diversidade cultural e linguística, e que reconheça a contribuição da língua de sinais para a riqueza do ambiente de aprendizagem como um todo. Através da promoção da diversidade linguística, é possível criar um ambiente educacional mais dinâmico e inclusivo, que prepara os estudantes para interagir de forma significativa em uma sociedade plural e multicultural. Nesse sentido, espera-se que a Libras elimine barreiras linguísticas e possa ser considerada uma língua para todos os aprendizes.