Este artigo bibliográfico tem o objetivo de examinar a importância da equidade na educação inclusiva em conformidade com os direitos humanos. A educação inclusiva busca garantir igualdade de oportunidades educacionais para todos os alunos, independentemente de suas características individuais ou necessidades especiais. Além disso, está em consonância com os princípios e direitos fundamentais estabelecidos pelos instrumentos internacionais de direitos humanos. O estudo revisa a literatura existente sobre equidade na educação inclusiva, destacando a importância de um ambiente educacional que respeite e valorize a diversidade. A equidade na educação inclusiva refere-se à distribuição justa de recursos, apoio e oportunidades para que todos os alunos tenham uma educação de qualidade. Isso implica em superar as barreiras sociais, culturais e econômicas que podem limitar o acesso e a participação plena dos alunos na escola. Além disso, o artigo explora a relação entre a educação inclusiva e os direitos humanos. A educação é um direito fundamental de todos os indivíduos, conforme estabelecido na Declaração Universal dos Direitos Humanos e em outros tratados internacionais. A educação inclusiva desempenha um papel essencial na promoção da dignidade, igualdade, respeito e não discriminação. Por fim, o artigo destaca a importância de garantir que a educação inclusiva seja abordada de forma abrangente, holística e baseada em direitos humanos. A equidade na educação inclusiva não é apenas uma questão educacional, mas também uma questão de justiça social e direitos fundamentais. É fundamental que governos, instituições educacionais e sociedade em geral reconheçam e priorizem a equidade na educação inclusiva, a fim de promover uma sociedade mais inclusiva, igualitária e respeitadora dos direitos humanos.