Este artigo sintetiza os desafios e oportunidades relacionados à inclusão de estudantes surdos em escolas de ensino regular por meio de uma revisão abrangente da literatura. Destaca-se a existência de atitudes preconceituosas e excludentes na sociedade, dificultando a integração desses alunos nas salas de aula, especialmente devido à falta de compreensão da língua materna dos surdos, a Libras, por parte dos professores. Além disso, são discutidas as barreiras sociais e familiares que afetam o processo de inclusão, incluindo questões culturais transmitidas ao longo das gerações. Quando o aluno ingressa na escola no processo de inclusão, o professor encontra na família a primeira barreira no progresso e formação do sujeito, que também devido as suas fragilidades e/ou, até mesmo, por serem vítimas das mais diversas discriminações provocadas pela sociedade que estão inseridas. Os resultados ressaltam a importância da formação e preparação adequada dos professores, bem como da sensibilização da comunidade escolar, para superar esses desafios. O corpo docente e a instituição de ensino, ao receber este estudante, precisam administrar essa diversidade de informações negativas e transformá-las em positivas para atender o aluno com qualidade. A ressignificação da inclusão como um processo de "(re)inserção" na sociedade emerge como uma abordagem promissora, visando garantir a qualidade da educação oferecida a esses estudantes e promover sua participação plena e com equidade na comunidade escolar e na sociedade em geral.