A FORMAÇÃO DE PROFESSORES CRÍTICOS DE LÍNGUA FRANCESA: UMA PERSPECTIVA PARA O MULTILETRAMENTO INCLUSIVO PARA ALUNOS COM TDAH
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108516 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 699 "inscrito_id" => 3269 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES CRÍTICOS DE LÍNGUA FRANCESA: UMA PERSPECTIVA PARA O MULTILETRAMENTO INCLUSIVO PARA ALUNOS COM TDAH" "resumo" => "Nas últimas duas décadas, ocorreram mudanças significativas que permeiam o ensino-aprendizagem de Língua Francesa (LF) que, foram impulsionadas por transformações culturais, políticas e sociais, e sobretudo, pelo movimento inclusivista na educação. O referido movimento propiciou novas demandas para os professores de LF, resultando, então, na exigência da formação de um novo perfil de professor que utiliza transcendentalmente o ensino-aprendizagem tradicionalista, especialmente quando nos referimos a contextos inclusivos. Dito isto, propomo-nos investigar a formação de professores críticos de LF cujas perspectivas se voltam a multiletramentos inclusivos para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Para tanto, fundamentamos nossas discussões em Vygotsky (1929), Bakhtin (2003), Freire (1970), Almeida-Filho (1997), Falcão (2008), entre outros. Tendo em vista o objeto em tela, trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual optamos pela orientação metodológica exploratório-descritiva. Os dados para análise serão coletados a partir de discursos de professores de Français Langue Étrangère (FLE) que atuam com alunos com TDAH por meio de questionários e entrevistas semi-estruturadas. A pesquisa ainda está em seus estágios iniciais. Contudo, espera-se que os resultados futuros possam contribuir significativamente para práticas pedagógicas multiletradas e inclusivas no âmbito de ensino-aprendizagem de FLE. De tal maneira, possibilitar reflexões sobre como a formação de professores pode propiciar criticidade a fim de promover o multiletramento inclusivo para alunos diagnosticado com o transtorno em tela." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3269_TB699_09062024215816.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS GOMES FERREIRA SANTOS" "autor_nome_curto" => "MATHEUS" "autor_email" => "matheus.santos13@sou.ufmt.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108516 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 699 "inscrito_id" => 3269 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES CRÍTICOS DE LÍNGUA FRANCESA: UMA PERSPECTIVA PARA O MULTILETRAMENTO INCLUSIVO PARA ALUNOS COM TDAH" "resumo" => "Nas últimas duas décadas, ocorreram mudanças significativas que permeiam o ensino-aprendizagem de Língua Francesa (LF) que, foram impulsionadas por transformações culturais, políticas e sociais, e sobretudo, pelo movimento inclusivista na educação. O referido movimento propiciou novas demandas para os professores de LF, resultando, então, na exigência da formação de um novo perfil de professor que utiliza transcendentalmente o ensino-aprendizagem tradicionalista, especialmente quando nos referimos a contextos inclusivos. Dito isto, propomo-nos investigar a formação de professores críticos de LF cujas perspectivas se voltam a multiletramentos inclusivos para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Para tanto, fundamentamos nossas discussões em Vygotsky (1929), Bakhtin (2003), Freire (1970), Almeida-Filho (1997), Falcão (2008), entre outros. Tendo em vista o objeto em tela, trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual optamos pela orientação metodológica exploratório-descritiva. Os dados para análise serão coletados a partir de discursos de professores de Français Langue Étrangère (FLE) que atuam com alunos com TDAH por meio de questionários e entrevistas semi-estruturadas. A pesquisa ainda está em seus estágios iniciais. Contudo, espera-se que os resultados futuros possam contribuir significativamente para práticas pedagógicas multiletradas e inclusivas no âmbito de ensino-aprendizagem de FLE. De tal maneira, possibilitar reflexões sobre como a formação de professores pode propiciar criticidade a fim de promover o multiletramento inclusivo para alunos diagnosticado com o transtorno em tela." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3269_TB699_09062024215816.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS GOMES FERREIRA SANTOS" "autor_nome_curto" => "MATHEUS" "autor_email" => "matheus.santos13@sou.ufmt.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }