Neste estudo foram feitas leituras exploratórias de Trabalhos de Conclusão de Curso TCC(s) e artigos científicos na área de concentração de Ensino de Química envolvendo a linguagem Braille, indexados na Plataforma Google Acadêmico no período de 2014 a 2023. Optou-se por uma categorização de acordo com as Séries que compõem o Ensino Médio, relacionando o Ensino de Química a Conteúdos Curriculares presentes na Grade Curricular da disciplina no Ensino Médio de acordo com o processo de ensinar e aprender Química descrito na produção acadêmica analisada. Os resultados indicam uma necessidade de investigação e pesquisa na área de Concentração em Ensino de Química, conforme a Série do aluno de Ensino Médio, percebeu-se a ausência de determinados Conteúdos Curriculares nos registros que envolvem a utilização da Linguagem Braille, o que suscita os seguintes questionamentos que trazem perspectivas para futuras pesquisas entre a comunidade da área: 1-Estariam os professores de Química preparados para ensinar alunos com Deficiência Visual?; 2- Os cursos de formação continuada de Química trazem a perspectiva de um olhar mais realista e humano, englobando tal situação? 3- Quem é o responsável por correr atrás de aprender para envolver alunos com Deficiência Visual em aulas de Química? 4- Qual a região do contexto brasileiro onde mais se tem registros de TCC(s)? 5- Qual o Conteúdo Curricular mais explorado e o menos investigado por meio de registros acadêmicos? 6- Quais os critérios de escolha do professor de Química para se trabalhar um determinado Conteúdo Curricular com um aluno com Deficiência Visual? 7- Todos os Conteúdos Curriculares de Química podem ser trabalhados no Ensino Médio com alunos que apresentam Deficiência Visual?