As mudanças sociais, impulsionadas pelas novas tecnologias, estão alterando como compartilhamos informações, nos relacionamos e aprendemos. Diante disso, as escolas precisam rever suas práticas pedagógicas para se ajustarem às novas formas de comunicação em constante mudança. Esta proposta de artigo faz parte da pesquisa de mestrado em andamento vinculada ao Programa de Pós-graduação em Formação de Professores PPGFP/UEPB, intitulada: NA ROTA DA DIDATIZAÇÃO DO GÊNERO ORAL DEBATE: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DO USO DA MÍDIA PODCAST NA CONSTRUÇÃO DE HABILIDADES DE LINGUAGEM DE ALUNOS NO ENSINO MÉDIO. A proposta do artigo objetiva a discussão das práticas de letramento no que tange a promoção da inclusão digital no contexto escolar. Para estabelecer tal discussão, dialogamos com Pereira (2010), que traz o campo do ensino de língua materna, Rojo (2012), Borba e Aragão (2012), na teoria dos multiletramentos, Demo (2004), Libâneo (994), Tardif (2002) no campo da formação docente. Como proposta metodológica estabelecemos uma revisão da literatura presente acerca da temática aqui apresentada. Por fim, compreendemos que a inclusão digital em contexto contemporâneo, pressupõe a formação docente e mudanças nas propostas metodológicas em contexto de multiletramentos.