TUDO E MAIS UM POUCO: A CRIAÇÃO DE UM DOCUMENTÁRIO SOBRE A CIDADE DE BELÉM POR UM ADOLESCENTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108021 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 31 "inscrito_id" => 1235 "titulo" => "TUDO E MAIS UM POUCO: A CRIAÇÃO DE UM DOCUMENTÁRIO SOBRE A CIDADE DE BELÉM POR UM ADOLESCENTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA" "resumo" => "O transtorno do espectro autista caracteriza-se, entre outros aspectos, por dificuldades de socialização e comunicação. O presente trabalho foi realizado em um centro comunitário com um adolescente com grau 1 de suporte. Após observação do comportamento do participante durante três semanas e diversas conversas com a mãe dele, foi possível traçar o perfil do jovem. Apresentava prejuízos na fala expressiva, leves estereotipias, baixa autoestima, e interesses restritos voltados para videogames e pela cidade de Belém. Ao longo de dez meses, reuniões semanais foram organizadas no intuito de melhorar essas características. Entre outras atividades, foi proposto a elaboração de um vídeo visando definir qual o melhor bairro de Belém com base nas entrevistas dos moradores da cidade. Assim, o adolescente teve que 1. Elaborar o roteiro das entrevistas; 2. Ensaiar as entrevistas com a equipe executora; 3. Entrevistar pessoas em diferentes ambientes da cidade; 4. Sintetizar e interpretar os dados coletados; 5. Gravar um vídeo de curta duração no qual ele interpretava o papel do jornalista; 6. Editar o vídeo. De forma a aliviar a sobrecarga emocional gerada por essas etapas de trabalho, ‘intervalos comerciais’ foram gravados durante os quais o educando falava livremente sobre um tema de sua escolha. Esses intervalos foram posteriormente inseridos no documentário. O desempenho e a receptividade do aluno foram acompanhados ao longo do projeto de forma a nortear a elaboração das atividades semanais. Ao início do projeto, o educando teve dificuldades para iniciar a sua fala, focar e manter uma postura adequada na frente dos participantes. No entanto, ganhou em confiança à medida que ensaiava com a equipe executora. O projeto foi concluído com êxito graça ao empenho e entusiasmo de jovem que, embora introvertido, gostou da abordagem empregada." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID1235_TB31_25042024200206.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELEN REGINA DA SILVA SOUZA" "autor_nome_curto" => "ELEN" "autor_email" => "elen.souza@icb.ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108021 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 31 "inscrito_id" => 1235 "titulo" => "TUDO E MAIS UM POUCO: A CRIAÇÃO DE UM DOCUMENTÁRIO SOBRE A CIDADE DE BELÉM POR UM ADOLESCENTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA" "resumo" => "O transtorno do espectro autista caracteriza-se, entre outros aspectos, por dificuldades de socialização e comunicação. O presente trabalho foi realizado em um centro comunitário com um adolescente com grau 1 de suporte. Após observação do comportamento do participante durante três semanas e diversas conversas com a mãe dele, foi possível traçar o perfil do jovem. Apresentava prejuízos na fala expressiva, leves estereotipias, baixa autoestima, e interesses restritos voltados para videogames e pela cidade de Belém. Ao longo de dez meses, reuniões semanais foram organizadas no intuito de melhorar essas características. Entre outras atividades, foi proposto a elaboração de um vídeo visando definir qual o melhor bairro de Belém com base nas entrevistas dos moradores da cidade. Assim, o adolescente teve que 1. Elaborar o roteiro das entrevistas; 2. Ensaiar as entrevistas com a equipe executora; 3. Entrevistar pessoas em diferentes ambientes da cidade; 4. Sintetizar e interpretar os dados coletados; 5. Gravar um vídeo de curta duração no qual ele interpretava o papel do jornalista; 6. Editar o vídeo. De forma a aliviar a sobrecarga emocional gerada por essas etapas de trabalho, ‘intervalos comerciais’ foram gravados durante os quais o educando falava livremente sobre um tema de sua escolha. Esses intervalos foram posteriormente inseridos no documentário. O desempenho e a receptividade do aluno foram acompanhados ao longo do projeto de forma a nortear a elaboração das atividades semanais. Ao início do projeto, o educando teve dificuldades para iniciar a sua fala, focar e manter uma postura adequada na frente dos participantes. No entanto, ganhou em confiança à medida que ensaiava com a equipe executora. O projeto foi concluído com êxito graça ao empenho e entusiasmo de jovem que, embora introvertido, gostou da abordagem empregada." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID1235_TB31_25042024200206.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELEN REGINA DA SILVA SOUZA" "autor_nome_curto" => "ELEN" "autor_email" => "elen.souza@icb.ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }