Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

TUDO E MAIS UM POUCO: A CRIAÇÃO DE UM DOCUMENTÁRIO SOBRE A CIDADE DE BELÉM POR UM ADOLESCENTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108021
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 31
    "inscrito_id" => 1235
    "titulo" => "TUDO E MAIS UM POUCO: A CRIAÇÃO DE UM DOCUMENTÁRIO SOBRE A CIDADE DE BELÉM POR UM ADOLESCENTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA"
    "resumo" => "O transtorno do espectro autista caracteriza-se, entre outros aspectos, por dificuldades de socialização e comunicação. O presente trabalho foi realizado em um centro comunitário com um adolescente com grau 1 de suporte. Após observação do comportamento do participante durante três semanas e diversas conversas com a mãe dele, foi possível traçar o perfil do jovem. Apresentava prejuízos na fala expressiva, leves estereotipias, baixa autoestima, e interesses restritos voltados para videogames e pela cidade de Belém. Ao longo de dez meses, reuniões semanais foram organizadas no intuito de melhorar essas características. Entre outras atividades, foi proposto a elaboração de um vídeo visando definir qual o melhor bairro de Belém com base nas entrevistas dos moradores da cidade. Assim, o adolescente teve que 1. Elaborar o roteiro das entrevistas; 2. Ensaiar as entrevistas com a equipe executora; 3. Entrevistar pessoas em diferentes ambientes da cidade; 4. Sintetizar e interpretar os dados coletados; 5. Gravar um vídeo de curta duração no qual ele interpretava o papel do jornalista; 6. Editar o vídeo. De forma a aliviar a sobrecarga emocional gerada por essas etapas de trabalho, ‘intervalos comerciais’ foram gravados durante os quais o educando falava livremente sobre um tema de sua escolha. Esses intervalos foram posteriormente inseridos no documentário. O desempenho e a receptividade do aluno foram acompanhados ao longo do projeto de forma a nortear a elaboração das atividades semanais. Ao início do projeto, o educando teve dificuldades para iniciar a sua fala, focar e manter uma postura adequada na frente dos participantes. No entanto, ganhou em confiança à medida que ensaiava com a equipe executora. O projeto foi concluído com êxito graça ao empenho e entusiasmo de jovem que, embora introvertido, gostou da abordagem empregada."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID1235_TB31_25042024200206.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELEN REGINA DA SILVA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ELEN"
    "autor_email" => "elen.souza@icb.ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108021
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 31
    "inscrito_id" => 1235
    "titulo" => "TUDO E MAIS UM POUCO: A CRIAÇÃO DE UM DOCUMENTÁRIO SOBRE A CIDADE DE BELÉM POR UM ADOLESCENTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA"
    "resumo" => "O transtorno do espectro autista caracteriza-se, entre outros aspectos, por dificuldades de socialização e comunicação. O presente trabalho foi realizado em um centro comunitário com um adolescente com grau 1 de suporte. Após observação do comportamento do participante durante três semanas e diversas conversas com a mãe dele, foi possível traçar o perfil do jovem. Apresentava prejuízos na fala expressiva, leves estereotipias, baixa autoestima, e interesses restritos voltados para videogames e pela cidade de Belém. Ao longo de dez meses, reuniões semanais foram organizadas no intuito de melhorar essas características. Entre outras atividades, foi proposto a elaboração de um vídeo visando definir qual o melhor bairro de Belém com base nas entrevistas dos moradores da cidade. Assim, o adolescente teve que 1. Elaborar o roteiro das entrevistas; 2. Ensaiar as entrevistas com a equipe executora; 3. Entrevistar pessoas em diferentes ambientes da cidade; 4. Sintetizar e interpretar os dados coletados; 5. Gravar um vídeo de curta duração no qual ele interpretava o papel do jornalista; 6. Editar o vídeo. De forma a aliviar a sobrecarga emocional gerada por essas etapas de trabalho, ‘intervalos comerciais’ foram gravados durante os quais o educando falava livremente sobre um tema de sua escolha. Esses intervalos foram posteriormente inseridos no documentário. O desempenho e a receptividade do aluno foram acompanhados ao longo do projeto de forma a nortear a elaboração das atividades semanais. Ao início do projeto, o educando teve dificuldades para iniciar a sua fala, focar e manter uma postura adequada na frente dos participantes. No entanto, ganhou em confiança à medida que ensaiava com a equipe executora. O projeto foi concluído com êxito graça ao empenho e entusiasmo de jovem que, embora introvertido, gostou da abordagem empregada."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID1235_TB31_25042024200206.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELEN REGINA DA SILVA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ELEN"
    "autor_email" => "elen.souza@icb.ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O transtorno do espectro autista caracteriza-se, entre outros aspectos, por dificuldades de socialização e comunicação. O presente trabalho foi realizado em um centro comunitário com um adolescente com grau 1 de suporte. Após observação do comportamento do participante durante três semanas e diversas conversas com a mãe dele, foi possível traçar o perfil do jovem. Apresentava prejuízos na fala expressiva, leves estereotipias, baixa autoestima, e interesses restritos voltados para videogames e pela cidade de Belém. Ao longo de dez meses, reuniões semanais foram organizadas no intuito de melhorar essas características. Entre outras atividades, foi proposto a elaboração de um vídeo visando definir qual o melhor bairro de Belém com base nas entrevistas dos moradores da cidade. Assim, o adolescente teve que 1. Elaborar o roteiro das entrevistas; 2. Ensaiar as entrevistas com a equipe executora; 3. Entrevistar pessoas em diferentes ambientes da cidade; 4. Sintetizar e interpretar os dados coletados; 5. Gravar um vídeo de curta duração no qual ele interpretava o papel do jornalista; 6. Editar o vídeo. De forma a aliviar a sobrecarga emocional gerada por essas etapas de trabalho, ‘intervalos comerciais’ foram gravados durante os quais o educando falava livremente sobre um tema de sua escolha. Esses intervalos foram posteriormente inseridos no documentário. O desempenho e a receptividade do aluno foram acompanhados ao longo do projeto de forma a nortear a elaboração das atividades semanais. Ao início do projeto, o educando teve dificuldades para iniciar a sua fala, focar e manter uma postura adequada na frente dos participantes. No entanto, ganhou em confiança à medida que ensaiava com a equipe executora. O projeto foi concluído com êxito graça ao empenho e entusiasmo de jovem que, embora introvertido, gostou da abordagem empregada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.