A Educação Inclusiva busca proporcionar oportunidades educacionais a todos os alunos, independentemente de suas diferenças, visando superar barreiras, promover a participação ativa e garantir o pleno desenvolvimento de cada estudante. O objetivo do trabalho em tela versa em criar ambientes escolares que promovam a diversidade, onde cada ser respeite as diferenças individuais do outro. Já no âmbito da inclusão, realça a necessidade de adaptar práticas pedagógicas, materiais didáticos, para assim, atender às diversas necessidades dos alunos, principalmente aqueles que possuem alguma deficiência. Os desafios na educação inclusiva são vários e multifacetados, refletindo as complexidades inerentes à diversidade de necessidades dos indivíduos. Um dos principais desafios é a falta de recursos adequados, incluindo materiais didáticos adaptados, tecnologias assistiva e treinamento específico para professores. Isso pode resultar em dificuldades na adaptação do currículo e na implementação de estratégias pedagógicas inclusivas. Outro desafio importante é a necessidade de garantir a acessibilidade, física e digital, dos espaços educacionais. Instalações inadequadas e recursos tecnológicos inacessíveis podem excluir inadvertidamente os alunos com deficiência, limitando seu acesso ao ambiente de aprendizagem. Os investimentos em infraestrutura e tecnologia são essenciais para criar ambientes inclusivos que atendem às necessidades de todos os alunos. Isso envolve a participação de todas as partes interessadas, incluindo educadores, pais, alunos, profissionais de saúde e autoridades governamentais, na busca por soluções inclusivas para superar esses desafios.. O desenvolvimento contínuo dos professores é fundamental, fornecendo-lhes as habilidades e os conhecimentos necessários para atender às necessidades dos alunos.