Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

DESAFIOS ENFRENTADOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E MANEIRAS DE SUPERÁ-LOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 20 - Inclusão Social e Direitos humanos na Educação
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108639
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 887
    "inscrito_id" => 3020
    "titulo" => "DESAFIOS ENFRENTADOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E MANEIRAS DE SUPERÁ-LOS"
    "resumo" => "A Educação Inclusiva busca proporcionar oportunidades educacionais a todos os alunos, independentemente de suas diferenças, visando superar barreiras, promover a participação ativa e garantir o pleno desenvolvimento de cada estudante. O objetivo do trabalho em tela versa em criar ambientes escolares que promovam a diversidade, onde cada ser respeite as diferenças individuais do outro. Já no âmbito da inclusão, realça a necessidade de adaptar práticas pedagógicas, materiais didáticos, para assim, atender às diversas necessidades dos alunos, principalmente aqueles que possuem alguma deficiência. Os desafios na educação inclusiva são vários e multifacetados, refletindo as complexidades inerentes à diversidade de necessidades dos indivíduos. Um dos principais desafios é a falta de recursos adequados, incluindo materiais didáticos adaptados, tecnologias assistiva e treinamento específico para professores. Isso pode resultar em dificuldades na adaptação do currículo e na implementação de estratégias pedagógicas inclusivas. Outro desafio importante é a necessidade de garantir a acessibilidade, física e digital, dos espaços educacionais. Instalações inadequadas e recursos tecnológicos inacessíveis podem excluir inadvertidamente os alunos com deficiência, limitando seu acesso ao ambiente de aprendizagem. Os investimentos em infraestrutura e tecnologia são essenciais para criar ambientes inclusivos que atendem às necessidades de todos os alunos. Isso envolve a participação de todas as partes interessadas, incluindo educadores, pais, alunos, profissionais de saúde e autoridades governamentais, na busca por soluções inclusivas para superar esses desafios.. O desenvolvimento contínuo dos professores é fundamental, fornecendo-lhes as habilidades e os conhecimentos necessários para atender às necessidades dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 20 - Inclusão Social e Direitos humanos na Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV196_MD1_ID3020_TB887_17052024220444.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALISSON GABRIEL FIGUEIREDO DE SOUSA MELO"
    "autor_nome_curto" => "ALISSON"
    "autor_email" => "alisson.gabriel@urca.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108639
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 887
    "inscrito_id" => 3020
    "titulo" => "DESAFIOS ENFRENTADOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E MANEIRAS DE SUPERÁ-LOS"
    "resumo" => "A Educação Inclusiva busca proporcionar oportunidades educacionais a todos os alunos, independentemente de suas diferenças, visando superar barreiras, promover a participação ativa e garantir o pleno desenvolvimento de cada estudante. O objetivo do trabalho em tela versa em criar ambientes escolares que promovam a diversidade, onde cada ser respeite as diferenças individuais do outro. Já no âmbito da inclusão, realça a necessidade de adaptar práticas pedagógicas, materiais didáticos, para assim, atender às diversas necessidades dos alunos, principalmente aqueles que possuem alguma deficiência. Os desafios na educação inclusiva são vários e multifacetados, refletindo as complexidades inerentes à diversidade de necessidades dos indivíduos. Um dos principais desafios é a falta de recursos adequados, incluindo materiais didáticos adaptados, tecnologias assistiva e treinamento específico para professores. Isso pode resultar em dificuldades na adaptação do currículo e na implementação de estratégias pedagógicas inclusivas. Outro desafio importante é a necessidade de garantir a acessibilidade, física e digital, dos espaços educacionais. Instalações inadequadas e recursos tecnológicos inacessíveis podem excluir inadvertidamente os alunos com deficiência, limitando seu acesso ao ambiente de aprendizagem. Os investimentos em infraestrutura e tecnologia são essenciais para criar ambientes inclusivos que atendem às necessidades de todos os alunos. Isso envolve a participação de todas as partes interessadas, incluindo educadores, pais, alunos, profissionais de saúde e autoridades governamentais, na busca por soluções inclusivas para superar esses desafios.. O desenvolvimento contínuo dos professores é fundamental, fornecendo-lhes as habilidades e os conhecimentos necessários para atender às necessidades dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 20 - Inclusão Social e Direitos humanos na Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV196_MD1_ID3020_TB887_17052024220444.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALISSON GABRIEL FIGUEIREDO DE SOUSA MELO"
    "autor_nome_curto" => "ALISSON"
    "autor_email" => "alisson.gabriel@urca.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

A Educação Inclusiva busca proporcionar oportunidades educacionais a todos os alunos, independentemente de suas diferenças, visando superar barreiras, promover a participação ativa e garantir o pleno desenvolvimento de cada estudante. O objetivo do trabalho em tela versa em criar ambientes escolares que promovam a diversidade, onde cada ser respeite as diferenças individuais do outro. Já no âmbito da inclusão, realça a necessidade de adaptar práticas pedagógicas, materiais didáticos, para assim, atender às diversas necessidades dos alunos, principalmente aqueles que possuem alguma deficiência. Os desafios na educação inclusiva são vários e multifacetados, refletindo as complexidades inerentes à diversidade de necessidades dos indivíduos. Um dos principais desafios é a falta de recursos adequados, incluindo materiais didáticos adaptados, tecnologias assistiva e treinamento específico para professores. Isso pode resultar em dificuldades na adaptação do currículo e na implementação de estratégias pedagógicas inclusivas. Outro desafio importante é a necessidade de garantir a acessibilidade, física e digital, dos espaços educacionais. Instalações inadequadas e recursos tecnológicos inacessíveis podem excluir inadvertidamente os alunos com deficiência, limitando seu acesso ao ambiente de aprendizagem. Os investimentos em infraestrutura e tecnologia são essenciais para criar ambientes inclusivos que atendem às necessidades de todos os alunos. Isso envolve a participação de todas as partes interessadas, incluindo educadores, pais, alunos, profissionais de saúde e autoridades governamentais, na busca por soluções inclusivas para superar esses desafios.. O desenvolvimento contínuo dos professores é fundamental, fornecendo-lhes as habilidades e os conhecimentos necessários para atender às necessidades dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.