O ensino do português como segunda língua dos educandos surdos e as dificuldades que encontram no seu processo de aprendizagem até chegar ao ensino médio. Assim, esse estudo tem por finalidade investigar como acontece o processo de letramento do surdo, se ele é alfabetizado da mesma forma que os ouvintes. Como objetivos específicos: identificar métodos de letramentos empregados aos surdos; descrever como os métodos de letramentos impacta a aprendizagem dos surdos; analisar as formas de letramentos com vistas às pessoas surdas. A metodologia foi construída por meio de uma revisão da literatura, realizada em sites da internet, bibliotecas virtuais, sites da Scielo e plataformas digitais, e-books. Seguimos os preceitos de Gil (2008) na elaboração das análises e tratamento dos dados. As leituras realizadas nesses artigos mostram as dificuldades encontradas pelos educandos surdos no processo de letramento, uma vez que o letramento visual deve ser decisivo no processo de aprendizagem desses alunos sendo distinto do letramento direcionado aos ouvintes, esse letramento visual dos surdos contribui no avanço da luta por uma escola Bilíngue que atenda o ensino dessas pessoas de forma humanizada conforme descrito em nossa constituição de 1988 com relação à educação de todos. Concluímos que a consolidação das Escolas Bilíngues para surdos no Brasil poderiam suprir as dificuldades enfrentadas pelos educando surdo, uma vez que, essa escola teria como língua de instrução, dos conhecimentos, a Libras, e o processo de aprendizagem da Língua Portuguesa partiria dessa língua.